22 de set. de 2019

Guarda-chuva bi

AC: reducionismo identitário



O "guarda-chuva bi" é um conceito que ainda gera discussão entre pessoas bi e multi num geral. Vim aqui apenas trazer uma breve reflexão sobre ele.

Como a definição geral de bi é atração por dois ou mais gêneros, temos aí abertura para todas as possíveis expressões de atração por mais de um gênero.

A comunidade bi se propôs desde sua fundação a englobar todas as atrações que não fossem exclusivamente por um gênero, mesmo que muitas pessoas tenham dado ênfase a homens e mulheres (não-binariedade ainda não era tão conhecida ou considerada).

Devido a essa definição, muitas pessoas e fontes preferem falar num guarda-chuva bi, colocando todas as possíveis identidades multi como dentro de bi. Isso, claro, gera controvérsias.

Por um lado, há pessoas que não se incomodam em dizer que estão sob esse guarda-chuva porque a definição de bi as englobam. Por outro lado, há pessoas que se incomodam por parecer que elas são "subtipos" de bi ou "basicamente bi".

Entendo ambos os lados. Talvez tudo dependa mais do sentido e contexto em que usam esse conceito. No entanto, eu sou uma das pessoas que prefere usar multi para todas as atrações por mais de um gênero.

Ainda vejo alguma necessidade em usar o guarda-chuva bi para incluir identidades em espaços (aparentemente) predominados por pessoas bi, ou para incluir todas as muitas identidades em denominações usadas em políticas (como políticas públicas que utilizam ainda "LGBT"). Mas são circunstâncias mais políticas e que, no fim, podem ser mudadas também.

A dinâmica com bi e outras identidades multi parece ser um tanto diferente da dinâmica das atrações a-espectrais (assexualidade e o espectro assexual, por exemplo). Ainda existem grandes conflitos entre pessoas bi e pan e com pessoas que defendem que apenas bi é suficiente como identidade política e pessoal.

Talvez esteja na hora de revermos melhor esse conceito e começar a substitui-lo por algo que não abre margem para controvérsias. E o termo multi, enquanto categoria, parece ter resolvido essa questão. Por isso recomendo multi.

Em todo caso, quem ainda prefere falar no guarda-chuva bi por algum motivo tem obrigação de respeitar a autoidentificação de todes. É o mínimo a se fazer, até em respeito às pessoas que fundaram a comunidade bi pensando na pluralidade de atrações.