Que lindo é o discurso de que todas as pessoas são iguais, não importa sua etnia, sexo e gênero, sexualidade, religião, que seja. Lindo mesmo. Pena que não é colocado em prática.
Claro que precisamos sempre analisar o contexto do discurso. Somos iguais, mas em que sentido? Sentido biológico - espécie? Sentido ético - direito à vida? De fato, somos todos iguais quando defendemos nossa humanidade e liberdade no mundo,
Falar de igualdade no sentido social que é um dos maiores desafios desse século.
Quando se fala em igualdade não queremos dizer que pessoas hétero-cis e pessoas LGBTs são exatamente a mesma coisa. O mesmo vale para as etnias, gêneros, classes socioeconômicas, enfim. Queremos dizer é que toda pessoa humana deve ser respeitada, seja em sua identidade e em suas escolhas.
Dizer que grupos majoritários e grupos minoritários são exatamente a mesma coisa é ignorar todo histórico social de segregação, diferenciação e discriminação que minorias sofreram. E ainda sofrem. Ninguém é igual a ninguém, no sentido literal. Nem pessoas de um mesmo grupo social são iguais entre si.
Quem é hétero-cis é hétero-cis, quem é LGBT é LGBT; temos nossas diferenças e temos necessidades específicas. A igualdade não é meramente oferecer o mesmo nível de oportunidades para todos quando há uma parcela mais privilegiada e outra menos.
Dizer que somos todos iguais é lindo. As pessoas precisam ouvir e acreditar nisso. Agora, isso mudará todo um sistema que inferioriza minorias? Não adianta soltar essa pérola numa discussão sobre direitos de minorias, não resolve nenhum problema.
Esse discurso bonitinho acaba invisibilizando identidades discriminadas assim como todo contexto histórico-social de discriminação que as mesmas passam. Minorias não precisariam de um "tratamento diferente" se não fossem tratadas diferentes.
LGBTs ainda são alvos de violência, mulheres ainda recebem salários menores, a população negra continua marginalizada, trabalhadores estão perdendo benefícios merecidos, pessoas com deficiência não são respeitadas, porra, cadê a igualdade que tanta gente diz que existe?
Que lindo dizer que somos iguais. Então por que ainda há tanta diferenciação?