("If one wishes to obtain something, something of equal value must be given. This is the law of equivalent exchange; the basis of all alchemy")
O anime que vi primeiro foi a versão de 2003, que nada tem a ver com a história original, do mangá. Tem muitas semelhanças, mas ainda é uma história diferente. Vi o anime principalmente pela alquimia, um assunto que sempre me interessou. Brotherhood estreou em 2009 e teve uma repercussão muito positiva. E com razão teve!
A história conta sobre os irmãos Edward e Alphonse Elric, que perdem a mãe e tentam revivê-la através da prática da alquimia, que naquele mundo é um poder capaz de criar coisas novas a partir da matéria. Eles não conseguem ressuscitá-la e, no processo, Edward perde o braço direito e a perna esquerda, enquanto Alphonse perde o corpo. Porém, Edward consegue a tempo trazer a alma do irmão de volta e a prende numa armadura. Após o ocorrido, os irmãos partem em busca da Pedra Filosofal, que pode amplificar ao máximo as transmutações (práticas da alquimia) e que pode reverter a tragédia dos irmãos. Nessa busca eles enfrentam pessoas ambiciosas e criaturas feitas a partir da alquimia, como os Homúnculos (seres humanos artificiais), e cada vez mais conhecem a verdade sobre a alquimia, a Pedra, e todas as tramas que estiveram causando conflitos naquele mundo.
Eu considero três aspectos como os mais importantes em toda a história: as personagens, as questões morais e a alquimia. As personagens são cativantes e memoráveis, especialmente os protagonistas, os irmãos Elric, que ficam mais fortes e firmes com o avançar da trama. As questões morais influem muito nas decisões das personagens, sem contar que muitas estão relacionadas a alquimia. E a própria alquimia embeleza o enredo e provê batalhas e cenas incríveis. O anime tem momentos felizes e tristes intensos e desenvolve bem as personagens de maneira geral.
Além de tudo isso, o anime conta com uma ótima trilha sonora e uma ótima produção também. Combinadas com o enredo o anime se torna agradável de assistir e sabe prender a atenção, fazendo-nos mergulhar e aproveitar tudo que há para ver, ouvir, sentir e refletir.
Concluindo: é um ótimo anime! E para quem quiser, há o mangá também. O anime de 2003 também é recomendável, pois também tem uma boa história.
"There’s no such thing as a painless lesson.
They just don’t exist.
Sacrifices are necessary.
You can’t gain anything without losing something first although if you can endure that pain and walk away from it, you’ll find that you now have a heart strong enough to overcome any obstacle.
Yeah, a heart made fullmetal."