11 de mar. de 2015

Game: Mystical Ninja Starring Goemon

(Ganbare SO Ganbare... )

Antes de tudo, devo frisar que esse jogo marcou minha infância, tanto quanto Banjo Kazooie e Paper Mario. Foi a partir dele que me interessei oficialmente pela cultura japonesa.

A história do ninja Goemon e seu amigo Ebisumaru começa num dia qualquer e comum em Oedo Town. De repente, uma estranha nave em forma de pêssego surge no céu e atira um laser no castelo Oedo, transformando-o num castelo de estilo europeu. Essa nave pertence a um grupo chamado Peach Mountain Shoguns, que pretende transformar o Japão num grande teatro artístico de estilo ocidental. O grupo é composto por uma dupla, Spring Breeze Dancin' e Kitty Lily, e quatro servos esquisitões. Eles são uma dupla de cantores artísticos e querem tornar o Japão seu palco de shows. Goemon viaja por outros lugares do Japão, lutando contra os robôs criados pelo grupo, e conta com a ajuda da kunoichi Yae e do boneco-ninja Sasuke. 

Sim, a trama é essa. E sim, o jogo é muito cheio de comédia. Pena que na época eu não entendia inglês, logo as piadas, insinuações e trocadilhos me passavam despercebidos. Alguns momentos cômicos são acompanhados de risadas (parecido com Chaves). E os personagens também quebram a quarta parede em certos momentos, como parte da comédia.

Quando aluguei essa fita de N64 em 2003 lá em Peruíbe, eu não sabia o que me aguardava. Gostei tanto do jogo que acabaram me comprando ele. Fiquei meio perdido no começo, mas depois entendi o jogo. O ar japonês feudal, a música, os cenários, tudo me atraía. Em cada cidade tinha um restaurante com três pratos diferentes. A aparência das comidas me deixou curioso sobre a culinária japonesa. E as cidades! A que eu mais gostava era a segunda, Zazen Town, que tinha uma música mais calma e o céu era um eterno crepúsculo. E lembro bem de ter encontrado por acidente um bug num arbusto onde caí no nada e morri hahaha. A música tema é memorável; ainda mais hoje, quando entendo a letras. O jogo têm três lutas num robô gigante chamado Impact, mas eu sinceramente ainda preferia uma luta no mano-a-mano. Além disso, um dos chefes com quem eu lutava no Impact era meu menos favorito... Gostei dos poderes secretos de cada personagem, dos desafios, de coletar gatinhos para aumentar meu HP, e principalmente de explorar todo o espaço de cada área do jogo.

O jogo inclusive chegou a adicionar locais reais, como o Monte Fuji. Só depois descobri isso. Enfim, um jogo marcante em todos os aspectos. Não consigo expressar bem em palavras virtuais o que o jogo significou e ainda significa para mim. E, como eu já disse, foi esse jogo que me despertou o interesse pela cultura japonesa. Passei a assistir mais animes depois.

Se alguém conseguir encontrar esse jogo, seja para N64 ou emulador, espero que aproveite. Leve em conta que é da década de 90. Não faz tanto tempo, mas é um game simples em comparação a outros da época. Infelizmente tem uma história mais linear, sem sidequests. Mas ainda oferece uma boa diversão. Um maravilhoso clássico do N64.

Segue abaixo a introdução com a música tema (FODÁSTICA por sinal)