14 de mar. de 2015

Conceito: pedofilia e efebofilia

Esses conceitos possuem diferenças importantes. Muitxs não têm informação, então podem acabar confundindo as coisas e isso cria complexos de culpa e conflitos internos.

Pedofilia é a atração sexual primária por crianças antes da adolescência. Seriam então crianças de 13 anos para baixo (que é a idade na qual geralmente ainda não se iniciou a puberdade). Ela é classificada como doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Muitas pessoas reacionárias comparam homossexualidade com pedofilia. Primeiro de tudo, homossexualidade envolve o relacionamento de duas pessoas do mesmo gênero, e essas pessoas possuem capacidade de consentir com isso. Segundo, a pedofilia, em mais de 90% dos casos registrados, é praticada por pessoas heterossexuais. Mas isso ninguém quer pesquisar.

Vale lembrar que nem toda pessoa pedófila vai cometer o ato. Da mesma forma que não precisa ser uma para abusar de uma criança.

O alvo da pedofilia são crianças. Elas não possuem ainda senso crítico e não estão na idade de consentir com um ato como sexo ou contato íntimo. Por isso é crime. Atos de pedofilia devem ser denunciados e levados à justiça. E as pessoas pedófilas devem ser tratadas.

Agora, existe outra atração sexual chamada efebofilia. Ela é dirigida á adolescentes na puberdade ou mais a frente da puberdade, antes da idade considerada adulta. 

Algumas pessoas podem ser efebófilas. Porém, pela falta de informação, podem se confundir com pessoas pedófilas. O que realmente muda entre os dois conceitos é a fase biológica. E isso é de extrema importância, pois pode ser a linha divisória entre o consentimento e o abuso.

A fase da puberdade é quando a pessoa se desenvolve sexualmente, o que geralmente se inicia aos 14 anos. Isso não quer dizer necessariamente que qualquer adolescente pode estar "disponível" para uma relação íntima. O fator psicológico também deve ser sempre considerado (idade mental, maturidade). A adolescência representa a fase em que o ser humano está se preparando biológica e mentalmente para o sexo. Mas isso não significa que a pessoa terá maturidade.

Não se sinta culpadx por ser efebófilx. Confesso que sou um pouco. Alguns adolescentes de 15 a 17 anos chegam a me atrair. E não há nada de errado nisso. Tanto que efebofilia não é listada como transtorno. Em minha experiência com aplicativos de relacionamento, cheguei a visitar o perfil de um cara que procurava "efebos". Isso me fez perceber que a efebofilia, apesar de um tanto desconhecida, aparentemente é bem aceita na comunidade LGBT.

Lógico que em toda relação deve haver consentimento mútuo e plena consciência. Forçar algo contra adolescentes pode não ser considerado pedofilia, mas ainda é abuso, e será respondido de acordo com a lei. E, como eu já disse, deve haver maturidade de ambas as partes. Mesmo que a pessoa adolescente esteja na idade de consentimento de acordo com a lei, se ela não tem maturidade, isso pode abrir porta para uma relação opressora de várias formas. Enfim, um assunto muito complicado...

Para finalizar, se você tem desejos pedófilos, o ideal é procurar ajuda psicológica.