6 de mar. de 2019

Carnaval 2019

AC: moralismo, menção a práticas sexuais e urina, política, heterossexismo.



Sinceramente, eu odeio carnaval. Não escondo isso. Não gosto pelos mesmos motivos de não gostar de baladas e as altas festas da noite.

Até hoje vejo pessoas reclamando do evento. E até hoje são as mesmas reclamações bestas e controversas de gente moralista que enxerga o mundo pelo próprio umbigo.

Jamais aprovaria que proibissem o carnaval. É uma época necessária! As pessoas liberam geral, tem recesso, e traz dinheiro pelo turismo. Que bom que existe! E desejo sim que as pessoas curtam. Mas que curtam com responsabilidade.

Vamos às reclamações mais comuns. Roubos? Bom, roubo vai acontecer sempre em toda aglomeração, isso inclui espaços como metrô e ônibus. Gente bêbada e se drogando? Isso não é problema do evento e são questões bem mais complexas. Lixo no chão e depredação do espaço público? Falta de civilidade da população, que está aí todo dia do ano e é um problema educacional.

Ah, tem as putarias ao ar livre. Pois bem. Vamos falar nelas então.

Antes de tudo, por hoje vou me abster de opinar sobre práticas sexuais em espaço público. O que eu acho cômico nisso tudo é que as práticas feitas entre pessoas dissidentes são sempre as que mais geram repercussão. E foi o que aconteceu ontem.

O fascista eleito postou na sua conta do Twitter um vídeo de uma pessoa dedando o ânus e depois outra pessoa urinando na cabeça dela, sugerindo que aquela cena resume todo o carnaval e dizendo aes sues seguidories que "comentassem e tirassem suas próprias conclusões".

Isso é um ataque descarado à comunidade LGBT+ e ao carnaval. Ele tentou numa tacada só demonizar as duas coisas fazendo o que sempre faz: incitar ódio coberto de hipocrisia e moralismo.

Podem dizer o que quiser das duas pessoas do vídeo, mas assim, com ou sem cena polêmica ao ar livre, nossa comunidade será sempre alvo de crítica e ódio. Não adianta jogar culpa naquelas duas pessoas. E nada justifica um presidente expô-las e ainda propagando ódio. Se for pra escolher um lado, escolho o delas sim!

Há especialistas em direito dizendo que esse ato pode ser motivo para um pedido de impeachment. Bom, se todo discurso de ódio já feito e o fato de estarmos quase entrando numa guerra não foram suficientes, duvido que isso será motivo. Mas espero que ele seja punido sim de alguma forma.

Vi muitas pessoas da comunidade reclamando da presença de "héteros" em blocos LGBT(+). Bem, eu gostaria de saber quais são os critérios usados pra presumir que a pessoa seja hétero. Mas, em todo caso, compreendo o incômodo dessa situação. Pessoas dissidentes muitas vezes querem um espaço seguro sem a presença de pessoas potencialmente opressoras. E o fato dos grupos privilegiados não entenderem isso precisa de atenção (não duvido que haja gente querendo "sabotar" esses espaços).

Acho que posso dizer que tivemos um carnaval bem polêmico por causa do cenário político atual. Mas teve muita coisa positiva. Não apenas os desfiles repletos de crítica social e representação, como também mais uma vez mostramos ao mundo o presidente deplorável que temos. Sim, acho que valeu a pena.