Link da notícia: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/pesquisa-revela-os-10-piores-lugares-para-ser-negro-gay-ou-mulher-no-brasil/
Essa notícia mostra três gráficos com os índices de violência contra negros, mulheres e gays. Fiquei intrigado com essas informações e decidi fazer uma análise do conteúdo, tentando apontar certos detalhes a fim de enfatizar o quanto precisamos melhorar.
Analisei os três gráficos. Estou surpreso que São Paulo não esteja em nenhum, pois acho os paulistas já bastante intolerantes.
Primeiro de tudo, um fato alarmante é que, dos 27 Estados (contando o Distrito Federal), 17 deles estão presentes nas listas. Podemos afirmar então que mais de 50% do país está presente em índices de violência motivada por preconceito e ódio!
Agora analisando a incidência de aparição dos Estados:
- Os Estados que aparecem nos três itens são Alagoas, Paraíba, Pernambuco. Claramente (segundo os gráficos) os mais intolerantes.
- Os Estados que aparecem para negros e mulheres são Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará. Isso (segundo os gráficos) mostra-os como os mais racistas e segregadores. O que mais me incomoda é a Bahia estar nessa categoria!
- Os Estados que aparecem para mulheres e gays são Mato Grosso, Rondônia, Roraima. Isso (segundo os gráficos) mostra-os como muito machistas, além de homofóbicos.
Sinceramente, eu gostaria de compreender o que está havendo no Nordeste (principalmente), e no Norte e Centro-Oeste! Distrito Federal na categoria de racismo??? Não é lá que estão os """maiores""" representantes da população? Que absurdo... estamos elegendo racistas??? E tão absurdo quanto isso é essa demonstração de pura intolerância e preconceito por parte do Nordeste.
Não sei se os gráficos são 100% precisos. Mas se são bem precisos, então precisamos melhorar muito, pois se São Paulo já é decadente, então imagina esses outros Estados!
Não devemos ficar despreocupadxs por estarmos morando no Sudeste. A população precisa agir, se conscientizar, ter empatia! Somente investindo em educação e projetos de leis para minorias e classes socialmente oprimidas que essas estatísticas podem mudar. Não sou patriota, mas reconheço que o Brasil é uma terra bonita, e pode melhorar! Vai demorar sim, e será aos poucos, mas pode e DEVE MELHORAR!