9 de dez. de 2015

Relações atuais

Por que é tão difícil namorar atualmente?
Por que é tão difícil fazer novas amizades atualmente?
Por que é tão difícil conversar atualmente?
Por que é tão difícil manter contato atualmente?

Eu sempre sonhei em encontrar um príncipe encantado: um homem carinhoso, inteligente, lindo, forte, interessante, fiel, companheiro, que estaria sempre lá para me salvar, que estaria sempre esperando por mim, aquele com quem eu pudesse compartilhar meu mundo.

Ele e eu seríamos as duas metades de um só coração. E estaríamos unidos por um laço que nenhuma pessoa, desafio ou distância poderia romper. Nem mesmo a morte.

Talvez já tenha existido uma época em que essa idealização fosse possível. Atualmente ela é vista como uma mera fantasia, um devaneio louco. Alguém (além de mim) ainda acredita nisso? Será que não há uma pessoa assim, ou próxima disso?

E as amizades? Quase a mesma coisa... Assim como a maioria não quer mais namoro, fazer amizades também está ficando menos comum. Não apenas entre homens gays, mas hoje em dia as novas formas de amizades funcionam com um sistema de troca; a pessoa precisa ter popularidade, dinheiro ou beleza. Se bem que o primeiro quesito pode ser consequência do segundo e do terceiro.

Isso é perceptível dentro e fora das redes sociais. O cara bonitão que tem milhares de fãs no Instagram, aquela sub-celebridade que tem centenas de curtidas num "oi" que posta no Twitter, aquele ator que todo mundo quer seguir no Facebook.

Conversar parece um grande esforço. Mesmo que a tecnologia possibilite uma comunicação mais rápida e ampla com uma ou mais pessoas, nos dias de hoje o ato de conversar (no sentido mais verdadeiro da palavra) está se tornando cada vez mais incomum.

Mesmo havendo ainda quem aprecie falar pessoalmente, olho no olho, cara a cara, as pessoas em geral estão acostumando-se a viver mais e mais dentro de uma bolha. Lá é uma zona de conforto, um escudo contra a convivência. Por que as pessoas não querem mais conviver? Talvez seja porque ninguém nunca se satisfaz com o que a outra pessoa tem a oferecer (se ela tiver).

Contatos se perdem com o tempo quando a ligação entre as pessoas não é forte. Quantas pessoas cumprem com o que falam? "Vamos manter contato". A frase soa como piada de mau gosto para quem tem essa experiência. Não adianta nada você tentar manter o contato quando a outra pessoa não quer.

Por que as relações estão difíceis atualmente?