12 de dez. de 2015

Estou amando duas pessoas

Oh céus, o que se deve fazer numa situação tão inusitada como esta?

Confesso que isso nunca me aconteceu. Pelo menos não de forma intensa. O que direi aqui é mais baseado em pesquisas a respeito do assunto.

Não é novidade que há gente que se apaixona por duas pessoas, e que tal situação é vista e tratada de uma forma geralmente negativa. Como a monogamia ainda é muito presente na grande maioria das sociedades pelo mundo, uma relação não-monogâmica - poligamia - é definida como perversão, safadeza, etc.

Porém, como sabemos, o ser humano é um bicho complexo demais. As coisas não são tão simples. Ter afetividade por mais de uma pessoa não é nada horrível. 

Normalmente costumamos nos apaixonar por uma pessoa e, com isso, passamos a querer somente aquela pessoa. Mas até mesmo gente monogâmica pode se apaixonar por mais de uma pessoa. Acontece, é natural, e não há nada de errado nisso. Cada um é um. Qual é o problema de ter afinidade por duas pessoas? Nenhum!

Se você que está amando duas pessoas quer manter a monogamia, o ideal a fazer é analisar a situação de maneira racional. Compare as duas pessoas, faça uma lista dos interesses em comum, veja as possibilidades de uma relação, e conheça ambas o suficiente para conseguir imaginar como seria uma relação com elas.

As pessoas se juntam por compatibilidade. Se perceber que você tem uma compatibilidade maior com uma delas, o melhor a fazer é começar um exercício interno de desapego com a pessoa menos compatível. Lembre-se que vocês podem ter uma amizade, que é uma espécie de amor.

Existe uma frase de um ator famoso internacionalmente que diz: "Se você acha que ama duas pessoas ao mesmo tempo, escolha a segunda. Porque se você realmente amasse a primeira, não teria uma segunda opção". Sinceramente, não creio muito nessa filosofia. É possível se apaixonar primeiro por uma pessoa menos compatível. Acontece.

"Ah, mas acabo de perceber que ambas são igualmente compatíveis comigo, O que fazer?"

Agora, saindo das relações monogâmicas, você talvez seja uma pessoa poliamorosa. Poliamor é um tipo de relação em que uma pessoa mantém relações afetivas com mais de uma pessoa. Claro que isso deve ser feito com consentimento mútuo; se você namora duas pessoas, ambas devem estar cientes disso!

Supondo que as duas pessoas que te interessam estejam acessíveis a ti, você pode conversar com elas sobre isso. É uma relação que enfrenta muita dificuldade devido a forte influência da monogamia no mundo, mas não é impossível. E se for possível, aproveite! Melhor do que ter uma pessoa amada só tendo duas pessoas amadas.

Se não houver um acordo e as duas pessoas ainda forem compatíveis contigo, só o tempo dirá qual delas será mais adequada para você. Ou talvez pode surgir um novo interesse.

Não existe uma receita universal para resolver esse dilema. Como foi dito, só o tempo dirá.