31 de dez. de 2015

Chocolate

Cá estou eu sem assunto novamente. Então pensei: vou falar de algo que gosto muito.

Por isso estou finalizando este ano falando de chocolate!


Pesquisadores dizem que os primeiros povos a fazerem produtos com o cacau foram os povos da Mesoamérica (México até a zona tropical da América do Sul), especialmente maias e astecas. A crença popular é que os astecas foram o primeiro povo a fazer bebidas com as sementes.

(Escultura asteca)


As barras são lindas, todas formadas por esses quadradinhos deliciosos! Tem chocolate amargo, meio-amargo, doce e ao leite. Todos contêm sementes de cacau e a famosa manteiga de cacau (gordura extraída das sementes). O doce contém açúcar e o ao leite contém isso mais (obviamente), o leite.

Eu particularmente sou fã de carteirinha do chocolate ao leite.

Podemos comer as barras! Podemos até derretê-las e fazer coberturas, que podem ser adicionadas em outros alimentos (ou comidas puras)! Podemos fazer bombons de vários recheios: castanhas, nozes etc. E também há bombons recheados com frutas! Tantas e tantas possibilidades gostosas!!!




E por que ser apenas sólido? Há também chocolate líquido! As primeiras produções registradas com o cacau foram justamente bebidas, que eram apreciadas mesmo com o gosto amargo. E atualmente temos achocolatado em pó (minha marca preferida é o Toddy).

Acreditam que até existe vinho com chocolate?


(Vinho de chocolate *-*)

E para quem gosta de doces frios, há também o maravilhoso sorvete de chocolate. Quase ninguém resiste a sorvete. Imagine de chocolate ainda?


E tem aquele chocolate que muita gente diz não ser "chocolate de verdade": o branco. O branco é feito basicamente de manteiga de cacau, açúcar e leite, sem sementes de cacau. Admito ser o meu tipo de chocolate menos preferido. Há quem goste mais desse do que dos demais.


Afinal quando o cacau veio ao Brasil? Imigrantes portugueses trouxeram a cultura do cacau no século XVII. Mas só na segunda metade do século XIX que foram construídas fábricas de chocolate no país.

Qual seria a explicação para as pessoas gostarem de chocolate e sentirem prazer ao comerem? As sementes de cacau contêm cafeína e aminoácidos importantes para a produção de neurotransmissores que regulam nosso humor e bem-estar. E também o consumo estimula a liberação de hormônios chamados endorfinas, que promovem sensação de prazer. E também podem ter efeitos semelhantes ao vício por drogas. Sim, chocolate pode viciar!

Procurei, inclusive, sobre chocolate ao leite para pessoas intolerantes a lactose, e descobri que há chocolates feitos com leite de soja. Incrível, não?

Enfim, não consigo expressar totalmente meu amor por chocolate. Mas creio que esse artigo tenha dado uma boa ideia.

#ChocólatraForever!

(VIVA AO CHOCOLATE!)