7 de nov. de 2015

Tipos de reaças nas redes sociais

Existem listas parecidas com essa pela Internet. Mas hoje vou listar justamente os tipos de reaças (apelido carinhoso dos reacionários) que já observei e pude catalogar em minhas viagens virtuais pelas redes sociais (principalmente o Facebook):



1- O acadêmico
Utiliza vocabulários formais, apresenta argumentos aparentemente convincentes, manipula a linguagem a fim de distorcer os fatos, dá porcentagens de pesquisas do além. Adora parecer o culto e defende seu ponto-de-vista por mais contraditório que seja, e mesmo sendo rebatido com argumentos coerentes e baseados em verdades. Alega ler livros como "O Capital".

2- O religioso
Diz ler a Bíblia, mas todo mundo sabe que ele nem leu a metade. Se diz "defensor da família e dos bons costumes", mesmo quando comete transgressão contra as próprias leis que estão no "livro sagrado". Extremamente hipócrita no debate. Geralmente escreve muito errado nos comentários e costuma defender a ditadura, a pena de morte e a intolerância.

3- O privilegiado
Na maioria das vezes é um homem cisgênero, heterossexual, branco, de classe média ou mais. Direitos das mulheres, dxs LGBTs ou da população negra são vitimismo. O mundo dele é perfeito, todas as pessoas são iguais, e piadas com minorias são apenas piadas. Adora defender uma suposta liberdade de expressão que o permite xingar e acredita em meritocracia.

4- O revoltoddynho
Aquele cidadão revoltado com o país (ou o mundo mesmo), alienado por todas as fontes tendenciosas (mídias, revistas, TV), sempre procurando um culpado ou um grupo culpado de toda a desgraça existente. Diz ser contra a corrupção, mas prefere só xingar a presidenta e o partido dela. Praticamente um papagaio ambulante. Adora ligar o caps lock e ainda usa exclamação.

5- Hit-and-run
Xinga, liga o caps lock, xinga mais, fala todos os palavrões e profere todo tipo de ofensa. Depois quando percebe que seu comentário repercutiu mal e até saiu em prints, apaga o comentário. Chega até a desativar o perfil na rede social. Provavelmente é o mesmo que depois cria perfil fake e gasta seu tempo causando em páginas de esquerda.

6- Zuero
Fala coisas ofensivas e absurdas apenas para gerar polêmica, espalhar o caos e disseminar a discórdia. Quer parecer engraçado, mas usa o humor para exteriorizar suas ideias e preconceitos. Quanto mais atenção recebe, pior fica. Não se importa com os danos de suas palavras, vive de repercussão negativa. Normalmente também utiliza perfil fake.



E vocês? Já encontraram algum desses tipos ou todos?