18 de nov. de 2015

Série: Under The Dome

("Invisible, indestructible and completely inescapable")

Demorei um tempo para ver essa série. Não ouvi falar nela e soube de seu pouco sucesso. Mas decidi dar uma chance. Ela é baseada num livro de Stephen King, que lhe deu uma boa avaliação.

A trama da série ocorre numa pequena cidade chamada Chester's Mill. Em um dia comum na pacata cidade, uma redoma invisível surge, isolando a cidade do resto do mundo. A redoma é feita de alguma energia misteriosa e é impossível sair por ela. A história envolve vários personagens, como Dale (conhecido como "Barbie"), que estava passando pela cidade para tratar de um negócio obscuro; a repórter Julia; o prefeito da cidade, Big Jim, e seu filho, Junior; entre outras pessoas. Cada personagem acaba tendo um papel dentro da redoma. O maior desafio dentro da redoma é a população, que acaba entrando num caos progressivo. Porém, todos os mistérios envolvendo a cidade e a redoma acabam tornado-se o foco com o tempo.

O maior ponto da série talvez seja as relações humanas e a que nível o ser humano pode chegar quando colocado em condições que ameaçam sua vida. O medo da possível escassez de comida e suprimentos e o egoísmo das pessoas motivado por rancor ou arrogância acabam despertando o pior da população, que convivia em harmonia antes da redoma. Alguns personagens acabam mudando seus papéis de acordo com as situações e com o progresso da trama; por exemplo, Junior começa como um antagonista, mas tem seus momentos protagonísticos ao longo das temporadas.

A evolução da trama acaba mudando a perspectiva de quem está assistindo e dos próprios personagens; a redoma, que antes era tratada como uma entidade sobrenatural, acaba se tornando apenas parte de um plano maior, além do que todos conseguiam imaginar. A primeira temporada foca mais na humanidade do que na paranormalidade. A segunda temporada apresenta muitas respostas e mostra a conspiração de uma empresa interessada na redoma. E a última temporada, o clímax de tudo, é a resolução final, com muita tensão e reviravoltas.

Acredito que os atrativos da série sejam justamente os mistérios, as reviravoltas e como os personagens aprendem a lidar com as situações. Infelizmente a série não teve tanto sucesso e acabou sendo cancelada. Assim sendo, as respostas dos mistérios são dadas rapidamente na terceira temporada e a história termina incompleta, com um gancho para uma continuação (que não acontecerá).

Ainda assim, a série é bem construída e tem bons efeitos especiais. Talvez o final não seja um dos melhores, mas a história consegue despertar interesse. É uma boa opção para quem aprecia mistério e drama que envolva sobrevivência.