11 de nov. de 2015

Ativo ou passivo?

É inacreditável que em pleno século XXI a maioria ainda separa os participantes do sexo gay em ativos ou passivos.

Não há mais de uma opção; ou penetra ou é penetrado.

Como se sexo entre homens fosse apenas penetração.
Como se todo homem tivesse vontade de ser penetrado.
Como se todo homem tivesse um pênis para penetrar.

As pessoas ainda estão presas no pensamento extremista de que existe só 'ativo' e 'passivo'; sexo gay se torna sinônimo de sexo anal.

Mas afinal por que ser apenas ativo ou passivo? Também pode ser versátil. Não quer sexo anal? Então seja gouine.

Esse pensamento extremista invisibiliza os versáteis e desconsidera a prática do gouinage. Sexo é uma prática ampla, cheia de possibilidades.

Versáteis ainda são tratados como mitos no meio gay. Muitos acham que versátil é só coisa do momento, e que no fim todo gay tem mais preferência por um papel.

Pasmem agora; sim, existem gays que gostam de ser tanto ativos quanto passivos! Lidem com isso.

"Ah, ok. Agora todo mundo tem que ser versátil? Estamos vivendo a ditadura versátil?"
Não, querido. Ninguém é obrigado a nada. Se você tem preferência por um papel, beleza. Apenas não desrespeite quem gosta dos dois papéis, ok?

"E o que fazer quando dois ativos ou dois passivos querem um relacionamento?"
Ora, eles que resolvam isso! Diálogo faz muito bem. Talvez eles possam concordar em mudar os papéis ou podem optar pelo gouinage.

Recentemente a prática do gouinage esteve em pauta nas discussões gays. Gouinage é sexo sem penetração, e esteve sendo uma ótima opção para aqueles que não desejam fazer sexo anal.

Só para esclarecer, gouinage não é "sexo preliminar", e ainda é uma forma de contato sexual! Temos que tirar da cabeça a ideia de que sexo só é sexo quando há penetração. Isso é falocêntrico, e também desconsidera o sexo lésbico.

Infelizmente a maioria dos animes e mangás do gênero yaoi ainda seguem o pensamento extremista de "ou ativo ou passivo". Ademais, utilizam as ideias estereotipadas de que o ativo é o mais "masculino" e o passivo é o mais "feminino". Oriente, melhore, ok?

O meio gay ainda necessita de desconstrução de ideias extremistas e excludentes a respeito de sexo. Pois somente assim as pessoas poderão explorar mais possibilidades e ter uma vida sexual mais livre e flexível.

Talvez algum dia veremos a pergunta "ativo ou passivo" ser substituída por "ativo, passivo, versátil ou gouine" XD.