21 de nov. de 2015

Dia da Consciência Negra

O que representa essa data no calendário?

Simbolicamente representa a luta contra o racismo, contra a exclusão da população negra na sociedade. Essa data surgiu em homenagem a Zumbi dos Palmares, um negro que foi escravizado e se tornou o líder do Quilombo dos Palmares. O Quilombo era uma resistência composta por escravos fugitivos da época. Séculos após a morte de Zumbi, o Dia da Consciência Negra foi criado como uma reflexão sobre a influência histórica da cultura africana e do povo africano no Brasil.

(Zumbi dos Palmares)

É impossível desconsiderar a vasta influência africana trazida para o Brasil. Além da economia do país ter crescido ao longo da História à custa de milhares de vidas, temos também as religiões e crenças africanas, como a Umbanda e o Candomblé. Essa influência está mais presente no Nordeste brasileiro, como na Bahia ou em Pernambuco.

O povo africano sofreu. Sim, sofreu muito. Mas deixou sementes aqui, que só floresceram após muitos anos de luta e resistência por parte de seus descendentes, que atualmente compõem mais da metade do país.

Há quem diga que o racismo no Brasil acabou. E dizem isso só porque pessoas negras não são mais escravizadas, tratadas como produto e trazidas em navios negreiros. Sinto lhe informar: a escravidão não acabou. Só não tem mais grilhões e chicotes, mas ainda está aí. Só não a enxerga quem não quer.

E mesmo tendo apoio de pessoas brancas, a população negra ainda sofre a opressão de todo um sistema que beneficia mais as pessoas brancas. Não importa se você, brancx, não comete o racismo; o preconceito ainda está presente, está no sistema.

Pessoas negras ainda não conseguem os mesmos empregos que pessoas brancas, ainda não têm as mesmas oportunidades. Essa parcela da população ainda é muito marginalizada. Quantas pessoas negras vemos numa escola ou numa faculdade particular? Quantas vemos em profissões de destaque, como medicina ou engenharia? Quantas estão no Poder Judiciário ou na política?

O Dia da Consciência Negra era um feriado nacional até 2011, quando foi sancionada uma lei que tornava facultativo ser feriado no dia. Na maioria dos municípios dos Estados ainda é feriado. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas estarão de folga nesse dia, como os lixeiros, cuja maioria é composta por pessoas negras...

Não apenas nesse dia devemos lembrar do racismo e do sistema que beneficia mais as pessoas brancas, devemos lembrar todos os dias. E não apenas lembrar, mas fazermos nossa parte. 

O movimento negro lutará por seus direitos. 
E as pessoas brancas devem apoiar e questionar o sistema.

A classe oprimida deve lutar. E a classe opressora deve apoiar. 
Só assim criaremos uma sociedade realmente igualitária para todxs.