8 de ago. de 2015

Pensamento do dia

Quais são os maiores problemas atuais do Brasil? Bem, são vários: corrupção, fome, pobreza, injustiças, falta de investimento na educação, outras questões sociais...

Vamos pensar apenas na corrupção, na fome e na pobreza hoje. E vamos falar delas sem hipocrisias.

A corrupção sempre existiu no país. Quer dizer que esteja certa e que deva ser tratada com naturalidade? Não! Deve ser combatida!

Organização social? Bom, isso é eficiente, mas no Brasil é complicado, pois o povo, além de acomodado, também é muito ignorante. Um governo que não investe em educação não cria cidadãos, cria ovelhas.

Tem ovelhas que correm, tem as que apenas gritam, e tem aquelas que batem panela da varanda do bairro chique. Batem panela como se isso fosse resolver o assunto, como se fosse um tremendo protesto. E no dia seguinte, elas devolvem as panelas para as empregadas domésticas, ignoram os mendigos das ruas e as crianças pedindo dinheiro, e claro, como são contra a corrupção, continuam furando fila, pagando pela carteira de motorista, aceitando troco a mais, sentando no assento preferencial, etc etc etc.

Incrível a capacidade do povo brasileiro de jogar a culpa de toda a desgraça do país em um único partido, que por sinal nem é a maioria de todos os políticos atuais! As ovelhas pensam que estão realmente protestando contra a raiz de todo o mal, mas continuam afundando no barro sem perceber, ou percebem e ignoram.

"Ah, mas eu não posso resolver toda a pobreza e fome do país!"
Ok, resolver você não vai mesmo. Mas pode ajudar, pode colaborar, pode fazer sua parte. Comece parando de culpar as camadas periféricas da sociedade pela situação delas e pelos políticos que elas elegem! Conhece programas de caridade, programas sociais? Então, vai lá e faça alguma coisa!

É contra a corrupção? Então não a pratique, nem nas coisas pequenas do dia-a-dia.

Parem de ser ovelhas!