30 de abr. de 2017

Transgênero

O grupo das pessoas transgênero inclui todxs que possuem uma identidade de gênero que diverge das normas sociais, que determinam o gênero de cada pessoa baseando-se no sexo biológico.

Muitas pessoas trans se encaixam no padrão binário homem-mulher. Entre a diversidade da transgeneridade temos também as pessoas de gêneros não-binários (n-b). O termo guarda-chuva em inglês genderqueer é usado com um cunho político-social para pessoas trans n-b.

Existem muitas identidades. E também há pessoas n-b que vivenciam um gênero sem classificação ~ quando a pessoa apenas se diz "trans não-binárix".

Vale ressaltar que pessoas transgênero podem ser de qualquer sexo biológico e podem ou não querer alterar o corpo, seja hormonização ou transgenitalização.

O Ocidente ainda tem dificuldade em reconhecer pessoas n-b legalmente, assim permitindo que elas mudem seu gênero registrado. Poucos países reconhecem pessoas de gênero neutro (ou neutrois), que não são nem mulher ou homem. Norrie foi a primeira pessoa deste gênero reconhecida legalmente nos EUA.

No Oriente e tribos da América Latina, temos exemplos de terceiros gêneros; pessoas a parte de homem e mulher. Na Índia existem as hjiras, enquanto na América Latina temos as travestis.
*Veja mais sobre diversidade de gênero no Oriente aqui.

Recentemente os EUA reconheceram legalmente a primeira pessoa agênero, alguém sem uma identidade de gênero ou que não se encaixar com nenhum gênero definido.

Outras identidades n-b incluem:

Intergênero: um gênero entre o feminino e o masculino, sendo uma mistura de ambos. Um exemplo comum é o gênero andrógino.
*Obs: isso não significa que toda pessoa de aparência andrógina se identifica como tal.

Bigênero: uma pessoa que vivencia dois gêneros, podendo fluir entre eles ou senti-los simultaneamente. É comum os gêneros serem binários, mas podem ser não-binários. Pode ter aparência andrógina ou mudar de aparência quando quiser.

Pangênero: uma pessoa que vivencia uma multiplicidade de gêneros, seja fluindo entre eles ao longo do tempo ou experimentando-os ao mesmo tempo. O número de gêneros pode ser grande, podendo ser incontável (mas não são "todos", pois há gêneros exclusivos de pessoas intersexo e neurodivergentes). Pangênero pode também ser genderflux, variando entre gêneros existentes até ausência de gênero.

Gênero-fluído: uma pessoa que transita de período em  período entre dois ou mais gêneros. Há muita confusão sobre essa identidade, pois muita gente acredita que toda pessoa n-b é gênero-fluído.

Há também identidades parciais: demiboy e demigirl, pessoas que vivenciam parcialmente os gêneros masculino e feminino, respectivamente.

Algumas pessoas podem se dizer homem não-binário ou mulher não-binária. Isso significa que elas podem ter uma expressão ou identidade próxima dos gêneros binários ou adotá-los socialmente.

Infelizmente, pessoas n-b ainda sofrem muita discriminação, principalmente por ocidentais. Devemos compreender que nem todas as pessoas se encaixam em padrões. É um assunto ainda novo e deve ser discutido junto com os gêneros binários.

Discriminar pessoas n-b é transfobia e devemos respeitar a identidade alheia. Na dúvida pergunte qual tratamento a pessoa deseja. Não é difícil.