27 de abr. de 2017

Existe independência?

Uma vez há muito tempo me perguntei: será que podemos mesmos ser independentes? É mesmo possível? Ou é uma utopia?

Quando falamos em independência, no que pensamos? Ter uma casa, sua própria renda, capacidade de se sustentar, liberdade. Mas que liberdade seria essa? Seria o poder de fazer suas próprias escolhas e seguir o caminho que quiser.

Podemos ter nossa própria casa, podemos arrumar um emprego que pague bem suficiente para vivermos até com luxo, podemos seguir o caminho que quisermos. Mas isso é independência?

Tem gente que diz que ser independente é não precisar de ninguém. É possível não precisar de ninguém? Podemos nos isolar numa espécie de ilha e ter uma vida tranquila e digna com nossa própria companhia?

Sei que parece uma visão fútil, mas ter amizades é essencial. Criar vínculos com as pessoas nos permite ter vantagens e um porto seguro.

Não é ótimo ter alguém para te indicar numa vaga de emprego que paga muito? Não é ótimo ter alguém que te dê um presente que você não podia comprar? Não é ótimo ter um telefone para ligar caso precise de uma carona?

A partir daqui a tão sonhada independência começa a ser abalada. Vínculos facilitam nossa vida. Além disso, o ser humano é naturalmente um animal social. Ficar na solidão total ou isolar-se da sociedade nos faz adoecer, até enlouquecer.

Agora, como seria possível viver numa sociedade sem precisar de alguém? Você produz seu próprio alimento? Você fornece sua própria energia em casa? Você faz suas próprias roupas? Você paga seu próprio salário?

Não, temos grupos e instituições para tudo isso. Não se envergonhe, as coisas são assim. E não há nenhum problema nisso (tirando o capitalismo desenfreado e as questões que ele traz, mas isso fica pra outro artigo).

Bom, você pode resolver todas essas questões vivendo numa fazenda, plantando o que quiser e criando animais, tendo uma vida rústica e simples sem eletrodomésticos, e reunindo materiais e tendo técnica para fazer suas roupas. Porém, países te cobram para viver num pedaço de terra... Foda, né?

Supondo que exista uma maneira de evitar isso, aí sim seria a tão maravilhosa e inquestionável independência? Pode até ser. Agora, responda mais uma perguntinha: você consegue produzir água?

Não importa como vivemos, onde vivemos ou em que época vivemos, seremos sempre dependentes de uma força maior: a natureza. E, como foi dito, precisamos ao menos ter contato com pessoas. É... independência é uma fantasia. Pode admitir sem medo. Não tem problema.