31 de out. de 2015

Enem 2015

Recentemente aconteceu no Brasil o famoso Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o programa do Ministério da Educação para avaliar o conhecimento dxs estudantes que terminaram o ensino médio. E faz parte dessa prova fazer uma redação. Todo ano o Enem exige um tema.

Pois bem. Para a alegria de muitas pessoas dos movimentos sociais e da esquerda política, a prova deste ano apresentou feminismo numa questão e pediu como tema da redação "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Será que causou revolta naquela linda e maravilhosa parcela da população chamada direita ou reacionária? Claro que sim! Como não?

No primeiro dia de prova, uma questão de ciências humanas apresentava um trecho sobre uma feminista chamada Simone de Beauvoir e perguntava sobre sua contribuição para a formação do feminismo.

E no segundo dia tivemos nossa querida redação.

Não é novidade que a bendita parcela é contra o movimento feminista por causa de suas pautas sobre igualdade de gênero e empoderamento da mulher. Essa mesma parcela, a grande maioria composta por homens (pra variar, né?), prefere que a mulher continue desigual ao homem. Não apenas desigual; que continue sendo capacho, serva, brinquedo na mão da classe homem. Isso deve ser parte de um complexo de superioridade que o patriarcado constrói nesses homens.

O mais chocante dessa situação é perceber que abordar a violência contra a mulher também gera revolta, como se ofendesse alguém ou estivesse destruindo algo de bom. Por que esse assunto incomoda tanto? Será que o pessoal da direita gosta de bater em mulher ou ver mulher apanhando?

A violência está aí; nos jornais, na TV, na mídia em geral, na Internet, em tudo! É uma realidade. E não, não me venha dizendo "ah, homem também sofre violência". Eu sei que sofre, mas homem nenhum sofre uma determinada violência por causa de seu gênero. A mulher, sim!

E para piorar esse show de escrotidão, a direita associa esse tema com a esquerda, falando o mesmo besteirol de sempre sobre "doutrinação marxista" e "feminazismo" (um termo reacionário pra depreciar o feminismo). Lutar e expressar-se contra a violência agora é exclusividade da esquerda? Isso deveria estar acima de posições políticas, isso é uma questão humanitária! Nenhum tipo de violência contra qualquer classe de pessoa deve ser tolerado! 

E mais uma vez a direita atual do Brasil mostra sua verdadeira face: um grupo que não sabe o que é empatia e respeito e não deseja paz e tolerância no mundo. Ela provou novamente que é contrária a humanidade das pessoas.

Parabéns ao Enem por ter feito 7 milhões de pessoas pensarem a respeito desse tema!

Serviu também para mostrar o quanto a direita atual do Brasil está contra a mulher. Apenas espero que as mulheres que se dizem de direita percebam isso; a direita definitivamente não é amiga delas.