21 de out. de 2015

Comentando uma notícia

O mundo vibrou quando foi anunciado o filme Star Wars: Episódio VII. A franquia de Star Wars é adorada e aclamada desde a década de 70. As histórias desse universo contam com personalidades fortes de todos os gêneros e etnias, além de passar muitas mensagens de tolerância e união.

Infelizmente, e como em muitas franquias, existe uma parcela dos fãs que realmente não compreendeu as mensagens dos filmes...

O novo título gerou uma polêmica recentemente nas redes sociais. A bendita parcela que citei que promovendo um boicote ao novo filme de Star Wars por ter como protagonistas um negro e uma mulher.

Sim, amigxs, exatamente isso... O motivo é apenas isso.

Racismo e machismo em pleno século XXI não é novidade, principalmente em países retrógrados como o Brasil. Mas ainda é uma realidade em todo o mundo, e se manifesta até mesmo em relação a uma franquia de filmes.

A campanha afirma que o filme está promovendo "marxismo cultural" e "genocídio branco". O movimento foi impulsionado principalmente por racistas.

Caramba, esses termos me lembram os reaças daqui do Brasil. Teve um momento que me perguntei se não foi um brasileiro que começou essa campanha ridícula.

Há boatos de que a campanha é na verdade uma "trollagem". Independentemente de ser ou não algo sério, ela expressa descaradamente o que há de pior nas pessoas. Trolls e quem faz piada com minorias sempre utiliza a zoeira e a comédia para exteriorizar seus preconceitos internos.

Os criadores da série devem estar envergonhados por terem fãs que menosprezam um personagem por causa de sua cor de pele ou sexo/gênero. Esse pessoal teme o quê? O que um negro e uma mulher ameaça essa gente? Talvez algumas consultas num psiquiatra possam responder isso.

Ainda bem que essa campanha não irá para frente. Felizmente existe uma oposição forte contra pessoas com uma mentalidade tão ridícula. Espero que esse pessoal consiga algum dia compreender o que a franquia está tentando ensinar de bom.

O filme terá sua primeira estreia dia 17 de dezembro. Aguardemos pacientemente.