25 de jul. de 2015

Transexuais, travestis e andróginos em games

Na década de 80, personagens transgêneros apareciam raramente, e eram retratados mais como piada do que como personagens comuns. Personagens homossexuais e bissexuais também tiveram essa fase, entretanto transgêneros demoraram mais ainda para terem uma imagem mais positiva nos jogos.

Mesmo na modernidade, o T de LGBT ainda é muito esquecido e é alvo de muito preconceito, até mesmo de outras classes da comunidade. A transfobia e o cissexismo se manifestam até hoje no mundo gamer.

Segue a lista:



  • Mario Bros.

A personagem Birdetta (referida mais como Birdo) é uma transexual. Em sua primeira descrição, em 1988, ela era definida como “um menino que pensa ser menina”, e que preferia ser chamada de Birdetta. Em respeito à personagem (foda-se que ela seja fictícia), eu a chamarei assim.

(Birdetta)

Como já foi citado em outro artigo, em Paper Mario: The Thousand-Year Door a personagem Vivian é uma mulher trans. O próprio jogo já faz um discurso intolerante sobre a personagem, tratando-a pelo masculino. Porém, eventualmente, ela consegue fazer as irmãs aceitarem sua identidade. A versão japonesa a mantem como trans, mas nas versões em inglês sua condição de trans foi retirada.

(Vivian)

  • Street Fighter

A lutadora Poison é atualmente reconhecida como uma mulher transexual. Antes disso, originalmente a personagem seria uma mulher cis. Porém, a audiência da América do Norte não achou apropriado mostrar uma mulher apanhando, então Poison foi mudada para uma intersexual (não entendi a lógica). Após muita polêmica e discussão, ela adquiriu a identidade atual.

(Poison)

  • Shenmue 2

Essa personagem também foi mencionada em outro artigo, e também foi alvo de censura transfóbica. Yuan é uma travesti na versão original, mas foi mudada para uma mulher na versão americana. E, apesar de ser travesti, ela é referida erroneamente no masculino pelos demais personagens.

(Yuan)

  • Banjo-Tooie

Na quarta fase um personagem chamado Jolly Roger pede a Banjo e Kazooie para que encontrem sua parceira, chamada Merry. Não há uma revelação oficial, mas devido a sua voz muito aguda, fãs do jogo teorizam que ela possa ser uma travesti.

(Merry Maggie Malpass)

  • Dark Souls

A personagem Gwyndolin, que é um dos chefes do jogo, nasceu do sexo masculino. Porém, devido a sua afinidade pela lua (símbolo de feminilidade), ela foi criada como mulher desde seu nascimento.

(Dark Sun Gwyndolin)

  • Animal Crossing

A girafa Gracie parece a princípio ser fêmea. Mas na versão japonesa dos jogos da franquia Gracie é uma girafa macho de aparência afeminada, enquanto em outros países Gracie é uma girafa fêmea. A questão do gênero deve ter sido alterada pelo fato de Animal Crossing ser um jogo infantil. O Japão pelo menos não fez tabu em relação ao personagem.

(Gracie)


  • Thief

A personagem Madam Xiao-Xiao é uma mulher trans e proprietária de um prostíbulo chamado The House of Blossoms.

(Madam Xiao-Xiao)

  • Dragon Age 

1- Serendipity é uma travesti e prostituta de Dragon Age II.

(Serendipity)

2- Cremisius Aclassi é um homem trans de Dragon Age: Inquisition. Krem se conhecia como homem desde sempre, e recusou-se a se casar com o filho de um comerciante rico, mesmo sendo pressionado pela mãe. Quando seu pai foi escravizado, ele se juntou ao exército. Como o papel das mulheres era restrito, ele subornou o examinador que checava os soldados. Anos depois, um novo examinador foi contratado e denunciou Krem, mas ele foi salvo de ser punido por um guerreiro mercenário (que até perdeu um olho por isso). Este, por sua vez, aceitou Krem em seu grupo, e a amizade deles permaneceu até então.

(Cremisius Aclassi)

  • Assassin's Creed Syndicate

Ned Wynert é um homem trans e empresário que trabalha em Londres, usando seu serviço para esconder suas atividades criminosas, principalmente roubo de mercadorias de navios. Ele auxilia o protagonista Jacob na trama.

(Ned Wynert)

  • Resident Evil

Embora não seja transexual ou travesti, Alfred Ashford de Code: Veronica e Darkside Chronicles costumava se vestir como sua irmã gêmea, Alexia, devido a sua obsessão por ela. Ele imitava a irmã perfeitamente, até mesmo sua voz. Sua definição real, tecnicamente, seria um crossdresser - um homem que se veste com roupas femininas.

(Alfred Ashford)



Como eu já disse, personagens transgêneros tiveram (e ainda têm) mais dificuldade de conquistarem seu espaço em comparação aos LGBs cisgêneros. Só bem recentemente sua retratação começou a melhorar. Estamos torcendo para que os games melhorem cada vez mais e retratem transgêneros com a mesma naturalidade que retratam cisgêneros.