22 de jul. de 2015

Pensamento do dia

No nosso mundo existe uma lei chamada Ação e Reação. Terceira lei de Newton.

Como é surpreendente essa lei, tão absoluta, tão regente no Universo.

Tudo que fazemos retorna para nós. Tudo.

Ateus podem não acreditar, mas nossa bondade retorna para nós, assim como nossa maldade. Tudo retornado por uma força superior incompreensível.

E nós, seres humanos, somos naturalmente reativos; queremos compulsivamente devolver o que nos fazem. Se te dão um tapa, sua reação automática provavelmente será dar um tapa na pessoa. Ou ao menos ter vontade de fazer isso.

Mas é claro que nem sempre as pessoas podem ser reativas. Numa empresa, mesmo seu chefe fazendo grosseria, você deve manter a educação a fim de evitar uma demissão.

"Aff, isso é injusto!"
Sim, é.

Entretanto, a lei não é absoluta? Pois bem. Aquela grosseria do chefe pode não ser devolvida por você, mas a vida com certeza devolverá de uma forma ou outra, seja através de outra pessoa ou até uma situação.

Outra coisa comum no nosso dia-a-dia é a questão do respeito. Todxs gostam de respeito. Todxs querem ser respeitadxs. Porém, existem pessoas que pedem para não serem respeitadas.

Uma das maiores hipocrisias que observo diariamente é uma pessoa sem qualquer respeito exigir respeito das demais pessoas. E o pior é quando usam condições como desculpa para suas atitudes; idade avançada, deficiência, alguma dificuldade...

A maior parte das pessoas é mais tolerante. Se, por exemplo, uma velha de 70 anos falta com respeito, a pessoa "deixa passar".

Infelizmente não sou uma dessas pessoas super tolerantes, e não acho que eu, ou qualquer outra pessoa, tenha essa obrigação. Comigo é assim: me respeite que eu te respeito.

Talvez seja errado reagir. Mas... é minha natureza reativa. Tenho que lidar com isso.

Ninguém é perfeito, sei disso. Só que hipocrisia é algo que ninguém gosta, e no fundo ninguém tolera. Pois além de sermos reativos, queremos sempre justiça também. Não é justo ser obrigado a tratar bem quem não te trata bem.

Será que é errado reagir com algumas pessoas?
Será que é certo engolir sapo de qualquer pessoa?
Será que algumas situações não acontecem para nos testar?