4 de jul. de 2015

Homossexuais e bissexuais em games

Desde a década de 1980 que LGBTs estiveram ganhando inclusão no mundo gamer, inicialmente tendo uma imagem negativa. Com o passar do tempo, homossexuais e bissexuais foram conquistando seu espaço. Evoluíram daquelas pessoas cuja sexualidade era muita implícita para pessoas abertamente assumidas. Os jogos atuais estão a cada ano mais inclusivos, especialmente aqueles que vieram depois de 2010.

Há também jogos de RPG (Fable, Dragon Age, The Elder Scrolls: Skyrim, Dragon's Dogma) que permitem casamento com qualquer personagem, independentemente do gênero, e são reconhecidos pela inclusão LGBT. Mas aqui listarei personagens que são exclusivamente homo ou bi.



  • The Last of Us

A protagonista Ellie foi planejada para ser lésbica. Na DLC do jogo ela beija sua amiga, Riley, e foi confirmado que ela tem sentimentos amorosos por ela. E sobre o personagem Bill havia uma homossexualidade muito implícita, que depois foi confirmada. Tanto Ellie quanto Bill foram reconhecidos pela representatividade LGBT que eles trouxeram em 2013.

 (Bill)

(Ellie e Riley)

  • Assassin's Creed: Brotherhood 

O amigo do protagonista Ezio, Leonardo Da Vinci, deixa implícito que ele é homossexual (isso tem até base histórica). Na DLC do jogo, Ezio parece estar ciente do relacionamento de Leonardo com seu pupilo, Salai, e até chega a comentar que ambos combinavam.

 (Leonardo Da Vinci)

(Salai)

  • The Walking Dead (Season Two)

O jogo apresentou um casal gay, Matthew e Walter. Eles não chegam a ser vistos juntos, porém Clementine pode encontrar uma foto dos dois. Matthew é acidentalmente morto por um dos personagens do grupo de Clementine. Mais tarde o grupo conhece Walter, e acabam descobrindo sobre ele e Matthew. Dependendo das escolhas de Clementine, Walter pode perdoar ou não o assassinato do namorado.

 (Matthew)

(Walter)

  • Mass Effect 3

Steve Cortez é assumidamente homossexual e confirma ter sido casado com um homem chamado Robert. É possível se relacionar com ele se seu personagem for masculino. A relação começa quando o personagem auxilia Steve em seu luto pelo marido, e com o tempo é possível estabelecer um relacionamento amoroso entre os dois.

(Steve Cortez)

  • Metal Gear Solid

No jogo Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty há dois personagens bissexuais, um antagonista chamado Vamp e um comandante da marinha chamado Scott Dolph. Muitos pensavam que Vamp tinha esse nome pelas características de vampiro, mas Snake confirma que é por causa de sua bissexualidade. Além disso, há rumores que ele seria amante de Scott (que estava casado com uma mulher).

(Vamp)

(Scott Dolph)

No jogo Metal Gear Solid 3: Snake Eater há o personagem Volgin, cuja bissexualidade é conhecida por todos. E foi confirmado que ele já se relacionou com o personagem Raikov, que supostamente seria apenas homossexual.

(Yevgeny Borisovitch Volgin)

(Ivan Raidenovitch Raikov)

  • Dragon Age: Inquisition

O jogo permite casamento com muitos personagens, não importando o gênero de seu personagem. Porém, há dois personagens exclusivos para relações homoafetivas: Sera, uma elfa arqueira lésbica, e Dorian Pavus, um mago gay. Além deles, há o famoso Iron Bull, que pode se relacionar com personagens masculinos ou femininos. Porém os produtores do jogo o definem como pansexual, o que quer dizer que ele se relaciona com todos os gêneros.

(Sera)

(Dorian Pavus)

(Iron Bull)

  • Star Wars: Knights of the Old Republic 

Juhani é uma guerreira Jedi lésbica que pode mostrar atração pelo jogador caso esteja jogando com personagem feminina. De fato, Juhani é a primeira personagem homossexual conhecida na franquia de Star Wars.

(Juhani)

  • Grand Theft Auto V

Trevor Philips, protagonista do jogo, é claramente bissexual devido a suas interações e demonstrações de interesse por mulheres e homens.

(Trevor Philips)

  • Red Dead Redemption

O jogo apresenta os personagens Quique Montemayor e Capitão Vincente De Santa. Há muitos rumores que ambos são um casal, e comentários de alguns personagens deixam explícito os desejos homossexuais de Vincente.

(Quique Montemayor e Capitão Vincente De Santa)

  • Mortal Kombat X

Kung Jin é o primeiro personagem declaradamente homossexual da franquia Mortal Kombat. Mais um exemplo de representatividade LGBT e mais um exemplo da inclusão que muitos gêneros de jogos estão fazendo nos tempos atuais.

(Kung Jin)

  • Final Fantasy VII

Mukki é um fisioculturista gay encontrado em Honey Bee Inn. Lá, ele é acompanhado de outros homens fisioculturistas. Ele sempre tenta flertar com o personagem Cloud (que fica constrangido com isso).

(Mukki)

  • Borderlands

Em Borderlands 2, a personagem Mad Moxxi é bissexual e fala abertamente sobre relacionamentos com homens e mulheres. O personagem Axton foi confirmado pelos produtores do jogo como bissexual também, apesar de haver evidências sobre isso na DLC do jogo.

E nos jogos Borderlands: The Pre-Sequel! e Tales from the Borderlands temos a personagem Athena, uma lésbica que se envolve amorosamente com uma moça chamada Janey. Elas aparecerem em ambos os jogos como um casal.

(Mad Moxxi)

(Axton)

(Athena à esquerda e Janey à direita)

  • Resident Evil

No jogo Operation Raccoon City, o personagem Crispin Jettingham, codinome Dee-Ay foi criado como homossexual. Seu codinome é uma referência ao termo "DA" ("don't ask"; lit: não pergunte), que era uma conduta entre oficiais dos EUA que proibia ao exército perguntar sobre a sexualidade dos recrutas, e eles em contrapartida deveriam "ser discretos". Na versão final do jogo não há qualquer referência sobre a sexualidade de Crispin porque a Capcom julgou ser irrelevante.

(Crispin Jettingham)

  • Dying Light

Na DLC The Following, o protagonista Kyle Crane conhece uma personagem chamada Ezgi. Mais tarde ela desaparece. É revelado que ela e uma moça chamada Dara estão querendo fugir juntas, para viverem de acordo com suas decisões. Há um relacionamento muito implícito entre elas.

(Ezgi)

  • Life is Strange

A protagonista Max Caulfield e sua amiga, Chloe Price, são um casal em potencial no game, dependendo das escolhas de quem joga. Se Max apoiar Chloe em todas as ocasiões e der um beijo nela numa cena, elas vão evoluir a amizade para algo mais afetivo, com direito a um segundo beijo antes da escolha final no clímax da história. É revelado que Chloe tinha um relacionamento com uma garota desaparecida chamada Rachel. E Max, ao que tudo indica, pode na verdade ser uma assexual birromântica.

(Chloe e Max)


  • Assassin's Creed Syndicate

Jacob Frye, um dos protagonistas do game, é bissexual. Ele é um assassino que trabalha na Irmandade Britânica dos Assassinos. Um de seus parceiros de missões, Maxwell Roth, tem sentimentos por ele. Inclusive ocorre um beijo forçado entre eles antes de Maxwell morrer (morto por Jacob).

(Jacob Frye)

  • Overwatch


Tracer (nome real Lena Oxton) é uma personagem lésbica do jogo. Ela tem a habilidade única de controlar sua velocidade enquanto viaja pelo espaço-tempo.

(Tracer)



Apesar de homossexuais e bissexuais já terem sido tabu, ambos os grupos conquistaram seu espaço, e não tiveram o mesmo tratamento desumano que pessoas transgêneros (quase todas colocadas como piada ou objeto de escárnio).

Felizmente, a sociedade está avançando. A inclusão cada vez maior está sendo exigida para as empresas e produtores de jogos. Há gamers que perguntam: "Mas por que mostrar?" Eu tenho uma pergunta melhor: "Por que não mostrar?" Somos pessoas, nós existimos, fazemos parte da vida. Game é arte. E a arte imita a vida, não?