8 de nov. de 2014

Game: Banjo-Kazooie

("Dingpot, Dingpot by the bench, who is the nicest looking wench?")

Ah, que nostalgia! Foi um dos primeiros jogos de Nintendo 64 que tive. De alguma forma marcou minha infância. Um game feito pela empresa Rare, que por sinal fez outros jogos marcantes para mim.

A história conta a nova aventura da dupla Banjo (o urso) e Kazooie (a ave) para resgatar a irmã sequestrada de Banjo, Tooty, das garras da bruxa malvada Gruntilda. A dupla tem a ajuda da toupeira Bottles, que ensina novas habilidades, e do shamã Mumbo Jumbo, que transforma os dois em algum animal dependendo da fase.

Simples, não? E o que tem de tão especial nesse game? Bom, ele é simplesmente engraçado, interativo e bem divertido de jogar. O item icônico do jogo são os quebra-cabeças, que precisam ser coletados para abrir a entrada das fases. Porém, para chegar até elas, você precisa coletar também notas musicais, que abrem seu caminho para as demais fases.

Quando eu era menor, eu não entendia o inglês. Quando joguei novamente, anos depois, entendi mais os diálogos, e tenho que dizer: o jogo é cômico. Gruntilda sempre fala rimando e frequentemente quebra a quarta parede (isto é, ela fala diretamente com o jogador sabendo que ela faz parte de um game). No final do jogo, os personagens chegam a fazer o mesmo. Banjo e Kazooie também são muito zoeiros, até um com o outro. Ah, e perto da última luta, você é obrigado a passar por um jogo de perguntas e respostas! Doido, não?

Enfim, eu adorei jogar tudo novo. Lembro-me que minha fase favorita era a última, a fase mais peculiar em minha opinião: Click Clock Wood. Essa fase podia ser jogada em todas as estações do ano. Minha segunda favorita era a segunda, Treasure Trove Cove, que era numa ilha. Sempre gostei de areia e mar hahaha. Outra coisa legal é a trilha sonora, sempre em combinação perfeita com o cenário das fases.

É uma pena que Nintendo 64 e suas fitas sejam raridade atualmente. Mas felizmente o jogo foi lançado para Xbox 360 na forma de Live Arcade (XBLA). Talvez nem todos que jogaram tenham gostado, mas para mim é um clássico do N64 incomparável, assim como outros jogos da empresa Rare. Seria o tipo de jogo que eu guardaria mesmo depois de 30 anos. Eu gostaria que as novas gerações de gamers soubessem apreciar clássicos, como esse. :D

(Cena de introdução)