26 de nov. de 2014

Anime/Mangá/Game: Umineko no Naku Koro ni

(Beatrice, a Bruxa Dourada)

Depois de ter assistido Higurashi no Naku Koro ni e de ter amado, procurei por alguma continuação. O que encontrei não era diretamente uma continuação. Porém, o enredo está situado no mesmo universo que Higurashi. Sem contar a grande similaridade entre eles. Não entrarei em muitos detalhes para não dar muito spoiler.

A história de Umineko ocorre na ilha de Rokkenjima, Japão, no ano de 1986, especificamente nos dias 4 e 5 de outubro. A ilha pertence a Kinzo, o patriarca da famosa e podre-de-rica família Ushiromiya. O mesmo está morrendo, quase chutando o balde, com um pé na cova. Na reunião de família que ocorre anualmente, todos os membros se reúnem na mansão da ilha para discutirem sobre a herança. Os mais interessados, logicamente, são seus quatro filhos: Krauss, Eva, Rudolf e Rosa. Além deles, os demais personagens são os maridos e esposas dos filhos, os netos de Kinzo, os servos e o médico particular de Kinzo.

O protagonista é Battler Ushiromiya (prefiro o nome japonês, Batora...), filho de Rudolf, que veio acompanhado de sua segunda mulher e madrasta de Battler, Kyrie. Os primos de Battler são George (filho de Eva e Hideyoshi), Jessica (filha de Krauss e Natsuhi), e Maria (filha de Rosa). Krauss, sua esposa Natsuhi, e Jessica moram na ilha junto com Kinzo. Além deles, também moram lá os cinco servos e o médico, Dr. Nanjo. Os servos são: a jovem Shannon, seu irmão de consideração Kanon, Genji (o chefe dos servos), a senhora Kumasawa e o novo cozinheiro Gohda.

Apresentados os personagens, vamos voltar para a trama. Existem rumores da existência de uma bruxa, Beatrice, que vive na floresta da ilha. Conhecida como a Bruxa Dourada, ela é a alquimista da família e, segundo a lenda, foi ela quem no passado deu a Kinzo uma imensa fortuna na forma de dezenas de barras de ouro. Contudo, eles tinham um contrato, e Kinzo (que, por sinal, é completamente obcecado pela bruxa) deveria cumpri-lo. Caso contrário, Beatrice voltaria do além ou sei lá de onde para "pegar tudo de volta" (entendam da maneira mais bizarra). 

No dia 4 de outubro, com a família toda reunida, um tufão imprevisível acaba prendendo os visitantes da família na ilha. Em seguida, coisas estranhas começam a acontecer. A pequena Maria lê para os familiares uma carta da bruxa, dizendo que ela esqueceria o contrato se eles resolvessem a charada escrita no epitáfio logo a frente do gigantesco quadro dela, pendurado na entrada da mansão. Pessoas começam a morrer, fantasia e mistério se combinam num enredo recheado de terror e de lógica maluca, inúmeras e incríveis batalhas de verdades vermelhas e verdades azuis ocorrem, uma guerra entre magia e truques humanos.

Umineko é dividido em oito "episódios". Esses episódios fazem o estilo de Higurashi (sagas de pergunta e sagas de resposta) e contam a história de maneiras diferentes. A trama acaba tomando novos rumos a medida que novas informações são dadas, mas sem deixar de ser incrivelmente insana e elaborada.

Bom, primeiramente, eu recomendo a versão mangá. Assisti o anime e me decepcionei. Julguei a história como ruim, confusa, nonsense, um lixo em comparação a Higurashi. Aliás, o anime contem apenas metade de toda a história (os quatro primeiros episódios), e mesmo assim ainda fez questão de encurtar, cortar partes, e alterar elementos importantes para compreender a trama. Descobri o mangá e dei uma chance. Não me arrependi até hoje.

A história foi originalmente feita na forma de game, mais especificamente uma visual novel (parecida com a sound novel, mas continua sendo mais novela do que game). E claro, a história é muito (muito!) mais longa nessa versão. Se quiserem conferir, fiquem à vontade.

Apenas gostaria de apontar que a versão VN não conta a história revelando todos os mistérios. O autor permite que o jogador descubra e explore sozinho as possibilidades e a verdade por trás de tudo. Entretanto, na versão mangá, o autor esclarece tudo que na VN ficou obscuro e revela muito mais detalhes. Já li os spoilers, e pretendo fazer referência a um deles em outro post, pois estão relacionados a um dos assuntos abordados no Blog. Por hora encerro aqui. O mangá está mais disponível em inglês e as traduções são normalmente lançadas mensalmente. Quem tiver curiosidade, espero que aproveite!





"Sleep peacefully, my most beloved witch, Beatrice"