19 de nov. de 2014

Anime/Mangá/Game: Higurashi no Naku Koro ni

(Quando as cigarras chorarem...)

Em uma de minhas buscas por novos animes do gênero terror, acabei encontrando esse. Li por cima a sinopse e decidi assistir. Vi apenas o primeiro episódio e não me interessei. Acho que quase dois anos mais tarde voltei a assistir o primeiro episódio e, com um pouco de relutância, prossegui. O que assisti não era apenas horror psicológico, era mais do que isso.

A história de Higurashi se passa numa pequena vila rural chamada Hinamizawa, em junho de 1983. O protagonista, um garoto chamado Keiichi Maebara, se muda com seus pais para lá. Na única escola existente na vila, ele conhece as meninas Rena Ryugu, as gêmeas Mion e Shion Sonozaki, Rika Furude e Satoko Houjou. Não há muito que fazer de inusitado naquela pacata vila. Até que, naquele mês, ocorre o festival anual de Watanagashi, uma espécie de comemoração a um suposto deus daquela vila, Oyashiro-sama. Um novo mistério surge e Keiichi acaba preso num ciclo de eventos macabros a respeito do festival e do deus.

Essa história foi lançada originalmente na forma de game, do tipo "sound novel", que é mais como uma novela e exige pouca interação do jogador. As demais versões são anime e o mangá. Embora para o enredo principal apenas oito sagas sejam relevantes, todas as versões apresentam extensões e sagas alternativas (algumas até de zoeira). Quem quiser conferir, basta procurar pela net.

Vou dar um pouco de spoilers com o intuito de apresentar um pouco a história.

A história principal é dividida em oito sagas, divididas em quatro sagas de perguntas e quatro sagas de respostas. A versão anime nomeou as quatro primeiras de Higurashi no Naku Koro ni e as quatro últimas de Higurashi no Naku Koro ni Kai. As sagas de perguntas apresentam os mistérios na cidade de Hinamizawa e mostram os eventos macabros de lá ocorrendo de maneiras diferentes. Já vou estragar que os personagens morrem, mas depois "voltam à vida", e os acontecimentos tomam um rumo diferente. As sagas de respostas são a resolução dos mistérios, apresentando detalhes ocultos e tudo que aconteceu por trás das cenas nas primeiras sagas. Inclusive, um dos personagens principais será a estrela dessas sagas. Aliás, essa pessoa será revelada como a estrela principal de toda a trama.

Eu particularmente assisti apenas o anime. Gostei? Não, não gostei; eu amei! Higurashi é uma história única, incomparável. A princípio pode parecer confuso e apenas mais um anime de sangue e violência gratuita, mas quando chegarem nas quatro sagas de respostas tudo fará sentido. E mais, já adianto que as coisas tomarão um rumo inesperado, mas sem distanciar-se da trama proposta. A parte do lado macabro, a história tem seu lado heroico e sobrenatural. Vale a pena conferir!





"At the first time, I do my best to try again
against the inevitable tragedy.
In the second time, I become disgusted
towards the inevitable tragedy.
The third time, disgust is overwhelmed into painfulness.
But by the seventh time, this all becomes a farce comedy.
— Frederica Bernkastel"