18 de out. de 2014

Opiniões escrotas

Antes que venham os moralistas defendendo a opinião livre, me permitam dizer isso: antes de formarmos uma opinião, devemos, no mínimo, baseá-la em algum fundamento. Esse fundamento pode vir de um conhecimento buscado em alguma fonte ou experiência pessoal. E ambos são relativos: nem toda experiência pode ser usada como parâmetro e nem toda fonte é confiável.

Esse ano, no meu lento processo de me assumir para alguns colegas mais próximos, um em particular chamou minha atenção. Quando contei, ele disse que já sabia, e tinha evidências.

"Que evidências?", perguntei. (me arrependi de ter feito isso)

1º "Você nunca mostrou interesse nas meninas".

Beleza, realmente, nunca mostrei. Isso ainda é relativo. Conheço caras héteros que não ficam gritando sua heterossexualidade aos quatro ventos. Eles são mais reservados nisso. E admiro isso. Aliás, acho qualquer demonstração exagerada de qualquer sexualidade algo forçado e besta.

Agora vem o pior...

2º "Você é muito educado".

...

Sério, esse foi meu pensamento; três pontinhos. É difícil eu ouvir algo tão idiota a ponto de não conseguir pensar. Acho que estou no mundo errado, porque não me lembro da sociedade ter colocado como regra que homem educado é sinônimo de ser gay. Na boa, em que mundo estamos? Olha o que pensa (se é que pensa) essa pessoa abençoada! Mano!

Agora vem outra escrotice. Brace yourselves!

3º "Você anda muito firme".

...

Legal. Bacana. Incrível. Que evidência super-mega-hiper-master reveladora! Esse colega seria um excelente detetive. Eu não sabia que para ser hétero eu tinha que andar caído ou encurvado, ou sei lá que esse cara quis dizer... Não vejo caras héteros andando que nem corcundas por aí. E só para constar, a postura correta do ser humano é a ereta. Se ando firme, ótimo, estou fazendo o certo.

Não sei em qual fundamento (se é que existe) esse colega formou essas opiniões. Talvez eu e ele sejamos de mundos paralelos, sei lá.

Quase virei para ele e disse: Conte-me mais sobre como é ter opiniões escrotas.