15 de jun. de 2019

Identidades problemáticas

AC: machismo, monossexismo, elitismo, capacitismo, trolls.



Eu defendo muito o direito das pessoas de se auto-identificarem como querem. E vou continuar defendendo. Não me apego a argumentos como que isso dificulta o entendimento das massas, a articulação do movimento, a inclusão em políticas públicas, etc.

Porém, claro que existem identidades que podem e devem ser questionadas quando possuem um viés problemático, ainda mais quando reforçam alguma opressão ou atacam alguém ou um grupo. Isso existe e costuma ser muito difundido de má fé no meio virtual.

Vou dar dois exemplos de identidades problemáticas e explicar o motivo de serem.

Goy (ou G0y): define um homem cis que se declara heterossexual, mas que pode ter relações sexuais com outros homens, tendo sempre um papel de ativo e sem envolvimento afetivo (apenas com mulheres).

Motivo: talvez eu nem precise explicar com detalhes o por que essa identidade é... ridícula. Mas vamos lá. É evidente o quanto a identidade parte de princípios machistas de reafirmação de "masculinidade", principalmente pela ideia de que ser ativo é um papel "de homem", o que, absurdamente, consegue isentar o cara de ser julgado mesmo transando com outros homens. E, por fim, o óbvio apagamento bissexual (não que todos realmente sejam, mas o fato de um homem ter relações sexuais com homens e mulheres e se dizer hétero já é um prato cheio pro monossexismo).

Sapiossexual: pessoa que sente atração sexual por pessoas inteligentes, cuja atração é despertada por inteligência, que se atrai sexualmente pelo intelecto de alguém.

Motivo: inteligência é um tanto abstrata e tem muita construção higienista envolvida. A ciência categoriza até então nove tipos de inteligência, que estão presentes em todes. O que muita gente encara como inteligência é mais uma demonstração da pessoa ser muito informada e ter raciocínio lógico rápido e amplo. Só nesse aspecto podemos refletir no quanto pessoas com pouco acesso à educação e pessoas com neurodivergências que afetam a capacidade cognitiva são automaticamente excluídas dessa tal atração por intelecto. Combo de elitismo e capacitismo.

Não podemos levar a sério também tuuudo que vemos por aí, ainda mais na Internet. Identidades absurdas surgem vez ou outra. E, infelizmente, muita gente cai nessas armadilhas de trolls e reaças que tentam deslegitimar as pautas da comunidade LGBTQIAPN+.

Há invenções tão banais que imediatamente mostram que são chacotas. E há outras (como sapio) que devem ser bem analisadas para revelar sua natureza problemática. Prestem atenção, tomem cuidado! E não alimentem trolls. ^^