19 de set. de 2018

Posicionamento político

Muita gente cobra posicionamentos de figuras públicas sobre temas, grupos, e acontecimentos. Isso é natural, pois quando gostamos ou seguimos o trabalho de alguém, queremos nos identificar com aquela pessoa, tê-la como uma referência.

Por isso pessoas com destaque, que fazem algum sucesso, que estão envolvidas com produções audiovisuais e/ou musicais acabando tendo que assumir o peso de "escolher lados".

Não digo isso de forma negativa, ainda mais se tratando de minorias sociais (aqui não existe imparcialidade, tá?). Todes nós pensamos alguma coisa, mesmo quando temos pouquíssima informação. Sempre temos um lado.

Essa cobrança é ainda maior quando determinada pessoa atrai atenção de públicos bem específicos. Vou focar aqui na comunidade LGBTQIAPN+. Atrair a atenção da comunidade é um compromisso importante. Ter pessoas oprimidas pelo sistema consumindo seu produto e contribuindo com sua fama te torna, no mínimo, obrigade a esclarecer se está ou não ao lado dessas pessoas.

Estamos num período agitado de eleições, e as pessoas estão se separando mais e mais por causa das opções de presidenciáveis. E não estou reclamando disso. Pessoas revelaram seu caráter (ou falta dele) apoiando certos nomes que se comprometem com a desigualdade e a opressão. Por isso mais ainda figuras da mídia estão sendo cobradas de um posicionamento.

Não demonstrar posicionamento ou se recusar a dizê-lo são atitudes vistas de forma negativa. O silêncio pode indicar ser a favor de nomes problemáticos, ou a falta de coragem de se manifestar contra eles. E se há covardia, pode-se pensar muitos motivos, incluindo interesses próprios.

A comunidade está mais do que farta de silêncios e ambiguidades. Aqui não tem relativismo também. E não é mera questão de opinião política, é uma questão moral também.

Se quem está fazendo fama não compreendeu isso, ou essa pessoa é muito ingênua, ou ela realmente não se importa com seu público.

Essas pessoas devem ser cobradas sim! Independentemente da resposta, deve haver uma resposta. Não acho que podemos obrigar as pessoas a falarem. Mas caso não haja uma resposta, o público vai reagir como quer.

Fiquemos com quem tem posicionamentos, quem não tem medo de se manifestar, e quem está a favor da igualdade e do progresso. Posicionamento político é muito mais que uma simples opinião: é revelar sua forma de pensar sobre o mundo e as pessoas - e se essa forma está inclinada para a exclusão ou para a equidade.