14 de jun. de 2018

Palavras capacitistas

Capacitismo é um outro tema muito ignorado. Termos capacitistas provavelmente devem ser os mais usados e os menos questionados em geral, ao contrário de termos que ofendem outros grupos - negres, gays, mulheres etc.

Segue abaixo palavras capacitistas usadas frequentemente:

Estúpide
Idiota
Imbecil
Otárie
Doide
Louque
Maluque
Retardade
Lesade
Demente
Lunátique
Insane
Maníaque
Débil
Cretine
Mongol
Capenga
Babaca
Trouxa
Burre
Besta

Todas essas palavras na verdade descrevem condições mentais específicas, que manifestam vários níveis de deficiência cognitiva, ou dificuldade de aprendizagem, ou desconexão com a realidade, entre outras coisas.

Precisamos parar de ficar usando tais condições para definir pessoas escrotas, ridículas, sem caráter, irresponsáveis etc. Afinal, além de pessoas não serem inferiores por suas condições mentais, deficiências mentais não têm a ver com qualidades negativas de um indivíduo.

O mesmo vale para palavras que não são em si capacitistas, mas que são usadas nesse contexto (ex: dizer que a pessoa tem "probleminha" na cabeça).

Sei que é difícil por causa do costume, mas evitem usá-las. Especialmente quando forem atacar gente preconceituosa. Elas não são doentes mentais, são apenas gente sem caráter e moral, bem conscientes do que estão fazendo.

Por esse mesmo motivo que há a proposta de substituírem as palavras de sufixo -fobia que definem preconceitos por palavras com -misia.

Vamos parar com o capacitismo.