7 de mar. de 2018

Passabilidade hétero

Dentro e fora da comunidade bi se fala em passabilidade hétero. Embora seja um tanto autoexplicativo, vou definir o que é: esse termo se refere a quando homens ou mulheres bi conseguem ser lides como héteros, e com isso têm acesso aos "privilégios hétero".

Monossexistas argumentam muito que essa passabilidade desmente a existência do monossexismo. Não é apenas um argumento furado como também nem todes bissexuais têm essa passabilidade.

A simples existência dessa passabilidade comprova o monossexismo violento na sociedade, que até tem uma conexão com a cisnormatividade. Vou explicar.

É muito comum pressuporem que um homem é hétero por ter uma expressão de gênero masculina ou bem normativa. O mesmo ocorre com a mulher. Essa ideia cisnormativa combinada com o apagamento bi faz com o que a população geral divida, mesmo que em pensamento, as pessoas em: hétero ou homo.

Então a passabilidade hétero só existe porque as atrações multi são apagadas. Onde está o privilégio em ter sua atração invalidada, desconsiderada? É mesmo um privilégio ser confundide com hétero enquanto sua própria orientação é discriminada? Opressão também atinge os corpos psicológico e emocional das pessoas.

Temos índices altos de depressão e suicídio em jovens bi justamente por esse apagamento todo, e mais as outras discriminações, incluindo rejeição e acusações de promiscuidade - feitas em função da bissexualidade. Mas bimisia não existe, né?

E enquanto essas discriminações ocorrem tanto com homens quanto com mulheres, as mulheres ainda têm de enfrentar relações abusivas com parceiros, namorados, maridos etc; o que torna o tal privilégio de parecer hétero mais absurdo.

Passabilidade hétero até existe. Mas não é um privilégio. Não é algo bom. É mais uma forma de apagamento, portanto uma discriminação.

O mesmo raciocínio serve para a passabilidade cis, ou qualquer outra passabilidade que possa existir. Não é privilégio ume oprimide parecer ser de um grupo opressor. Talvez seja até bom essu oprimide ter uma segurança física (coisa que todes deveriam ter, né), mas opressão não é só física. E assim que a pessoa é "descoberta", essa segurança acaba imediatamente.

Além disso tudo, precisamos muito falar de homens afeminados e mulheres bofinhos que são bissexuais, e que são invalidades principalmente por causa da não-conformidade de gênero. A tal passabilidade não se aplica a elus - afinal se homem e mulher normatives são hétero, não-normatives são o quê? O "contrário" de hétero, né?

No fim essa história toda de passabilidade é mais um esforço para diminuir uma opressão existente. Poderíamos até apontar essa mesma passabilidade sobre gays e lésbicas mais normatives. Mas é evidente que o problema aqui é só com as pessoas bi/multi mesmo.