10 de set. de 2016

Saudades

O fato mais lindo sobre a palavra saudade é que ela só existe na língua portuguesa.

Até existe uma palavra similar em outras línguas que se originaram do latim. Mas a nossa saudade é única do nosso idioma.

Sentir saudades não é a mesma coisa que apego ou viver do passado. Elas são um sentimento positivo, um sinal de gratidão ou reconhecimento de algo ou alguém.

Tem saudades que doem. Outras não doem. Acho que todas podem ser construtivas.

Do que eu tenho saudades?

Eu sinto saudades de pessoas que já se foram.
Eu sinto saudades de pessoas que ainda estão vivas.
Algumas porque estão distantes. Outras porque mudaram.
Eu sinto saudades de situações e experiências do passado.
Algumas foram recorrentes. Outras só ocorreram uma vez apenas.
Eu sinto saudades de coisas que eu podia fazer na infância. Ou de coisas que eu fazia.

O sentimento é puxado apenas por nossas memórias. Só sentimos quando lembramos. Talvez parte da função da memória seja exatamente isso. Você não gostaria, às vezes, de simplesmente apagar suas memórias? Como seria isso? Seria suportável viver sem as saudades?

Sinto muitas saudades quando reviro minhas memórias.
Como eu amava Peruíbe, minha escola, minha turma e dos momentos que passei com meu melhor amigo da época.
Meus falecidos gatinhos, Nino e Nina, me acompanharam por anos.
Apesar de ter perdido contato, ainda lembro com alegria da minha turma do ensino médio.
A primeira vez de jogar um videogame novo, ler um livro novo, ouvir uma música nova etc também são experiências únicas e impagáveis.

O sentimento me leva ao passado. E isso é ótimo. Me faz querer reviver algumas coisas. Contudo, eu devo aceitar em seguida que esses tempos não voltarão. Pois se eu me fixar demais no passado, posso esquecer do presente e cair na amargura e depressão. Isso não é saudade, é não superar o passado.

Eu sinto saudades do que me faz falta. E também do que não me faz falta, mas que no passado me fazia feliz. Mesmo sentindo, eu continuo seguindo em frente. Sempre.

Do que você sente saudades?