8 de mar. de 2016

"Dia das Flores"

Hoje é o Dia Internacional da Mulher.

Eu particularmente prefiro dizer que é o Dia Internacional da Mulheridade, para contemplar todas as classes femininas - a mulher cis, a mulher trans (transexual e não binária), a travesti, enfim todas as pessoas que se identificam com a feminilidade.

Hoje é o dia da mulher de todas as cores, orientações sexuais/românticas, etnias, tamanhos, idades, corpos e condições.

Hoje não é apenas o dia das mulheres com vagina ou com cromossomos XX. Vagina é só um órgão e cromossomos são apenas aspectos genéticos. Nada disso determina o ser mulher. A anatomia e a fisiologia não determinam nossa essência.

Como de costume, as pessoas (especialmente os homens) usam o dia de hoje para homenagear as mulheres com flores. Sim, flores. Que lindo, não? Não estou tirando sarro. Flores são bonitas e são um belo presente! 🌸

Todas merecem uma flor:

A mulher que é mãe, avó, tia, filha, prima, etc. 🌸
A mulher dona de casa ou solteira. 🌸
A mulher que estuda, que trabalha, ou que faz ambos. 🌸
A mulher ateísta, agnóstica, cristã, judia, muçulmana, etc. 🌸
A mulher que luta diariamente para viver, para manter-se, para proteger quem ama. 🌸
A mulher feminista que acredita e deseja um mundo melhor. 🌸

Todas merecem flores. Mas não apenas flores. Flores não bastam.

As flores não conquistam direitos, não promovem igualdade, não dão empoderamento, nem espalham a sororidade. Flores são só presentes afetivos. Aliás, qualquer um pode comprá-las. Do que adianta dar flores hoje e amanhã voltar a assediar a mulher na rua, a agredir física ou verbalmente, a fazer discurso machista e de ódio?

O dia de hoje não é apenas uma homenagem. É uma conscientização da figura feminina na História. Não devemos lembrar apenas hoje das mulheres, mas lembrar todos os dias! E não dar apenas flores, mas dar também respeito, dedicação, apoio, reconhecimento, direitos iguais e oportunidades.

A luta das mulheres continua, hoje e em todos os dias do ano. A luta que elas travam contra a opressão e a favor de um mundo justo e libertário. Todas são guerreiras, de uma forma ou de outra. Sempre foram. Elas lutam com a voz, o corpo, a inteligência, a resistência, até com armas se necessário.

Só quem é mulher compreende essa luta.



Segue abaixo duas imagens excelentes para uma reflexão:



E você, homem, já fez sua homenagem e sua reflexão?
O que é a mulher em sua vida? E como você coopera com um mundo melhor para ela?



Mais uma vez, Feliz Dia Internacional da Mulheridade