19 de set. de 2015

A linguagem heteronormativa e cisnormativa

Infelizmente a sociedade em geral é muito heteronormativa e cisnormativa.

Antes de tudo é cisnormativa, pois as pessoas são separadas apenas em "homem" (ou "quem nasce com pênis") e "mulher" (ou "quem nasce com vagina").
E então heteronormativa, que por sua vez estipula que homem só se relaciona com mulher e vice-versa; em outras palavras, somente relação heterossexual é válida.

Esses conceitos tão arcaicos e preconceituosos estão presentes em praticamente tudo.

Uma situação do dia-a-dia que me incomoda é quando um parente pergunta para um menino: "e as namoradinhas?" ou vice-versa. O que custa usar uma linguagem mais neutra, tipo "e aí, está namorando?" Claro que a taxa de heterossexuais é maior que de homo ou bissexuais, mas atualmente sabemos que não é todo menino que gosta de menina. Temos que incluir outras classes de pessoas em nosso diálogo.

Não basta aquele parente chato. Tem também as revistas e sites de adolescentes. Vemos uma foto de um homem bonito e sarado, e na legenda lemos "para as meninas". Porra! Eu gosto de homem e sou menino! Talvez algum dia quando vermos fotos de pessoas bonitas, teremos a legenda "para quem gosta".

Quando o assunto é a redesignação sexual, podemos ver as seguintes siglas: FTM e MTF. Elas significam, respectivamente, "female to male" e "male to female". É muita cisnormatividade você dizer "mulher virando homem" ou "homem virando mulher", pelamor! Sem contar o binarismo consequente, pois exclui gêneros não binários.

O próprio conceito de "gênero binário" já é transfóbico. Separar gênero masculino e feminino dos demais é uma espécie de segregação. Pode parecer inofensiva, mas ainda é. E o binarismo está muito presente na língua portuguesa, visto que necessitamos na maioria das vezes atribuir gêneros às palavras. Por isso adoro línguas mais neutras, como o inglês.

E, principalmente, logo na fase da maternidade as pessoas ficam empolgadas com o sexo da criança que está para nascer. Querem saber logo se é do sexo masculino ou feminino. Mas ao invés de perguntarem assim, perguntam: menino ou menina? Não é mais mistério ou tabu a existência de pessoas trans; nem toda pessoa do sexo masculino será um menino e vice-versa, e não há apenas dois gêneros no mundo.

Oh, céus! Como nosso mundo ainda é tão heteronormativo e cisnormativo!