25 de abr. de 2015

Analisando um vídeo (anime)

Uma vez eu estava navegando pela net, quando acabei encontrando esse vídeo do anime Yu Yu Hakusho. Fiquei espantado com o show de preconceitos e ignorância que vi e ouvi. Decidi então colocar o vídeo em questão aqui e analisar cada besteira proferida pelos personagens Yusuke e Kuwabara.


Vamos começar?

- 0:55: "Mas antes eu preciso verificar uma coisinha"
E então, sem o consentimento de Miyuki, Yusuke "verifica" se os peitos dela são ou não de verdade. E depois é revelado que ele também tocou em sua genitália.

- 2:44: "É uma covardia você atacar uma mulher, Yusuke"
Fala isso para uma boxeadora. Essa mulher é uma lutadora, e ela aceitou lutar contra homens. Para de subestimar a mulher como se ela não fosse capaz de lutar.

- 3:16: "Se eu tivesse certeza de que era uma mulher, é claro que eu teria maneirado. Por isso eu me certifiquei"
Assediou a personagem para "confirmar" seu sexo biológico (o qual ele confundiu com gênero). Transfobia clara e explícita.

- 3:23: "Não é uma mulher, é um homem"
Nossa, essa doeu na alma... O corpo de Miyuki definiu sua identidade. Não importa a identidade dela. E a transfobia continua.

- 3:29: "Ah, então quer dizer que é uma drag queen"
Não. Drag queen é um homem que se veste de mulher por motivos artísticos, para apresentações, por exemplo. Miyuki é uma transexual; se veste de mulher porque se identifica e é mulher!

- 3:41: "Mas aí quando eu apalpei mais embaixo, ah meu filho, o negócio ficou esquisito. Aí eu descobri, tive certeza, sabe?
Quer dizer, tocou nela sem seu consentimento, expôs ela ao ridículo (como se ela fosse algo ridículo, o que ela não é!), e vem com esse comentário babaca. 
E daí que ela tem pênis? Mulher não pode ter pênis? Ter um pênis não a torna menos mulher. E se ela está satisfeita de ter esse órgão, ninguém tem nada a ver com isso, é um direito dela, o corpo é dela, a identidade é dela.

- 3:55: "Eu não sei se admiro você ou se eu me espanto"
Mano... que babaca... Assédio e invasão de privacidade viraram dignos de admiração. 
"Ah, ele quis dizer que o Yusuke fez aquilo tudo muito rápido." 
Foda-se! Continua sendo desrespeito!

- 4:11: "Se você é um homem, aja como homem"
Ai, que sono... "Se você é omi, seje omi". É tanto machismo, cissexismo e cisnormatividade que eu queria estar super mortA.

- 4:18: "E se o seu coração é de mulher mesmo, trate de se tornar uma mulher por inteira. Você está ouvindo???"
De repente, por um segundo, aparentou aceitar a identidade. Mas logo em seguida voltou com o cissexismo e a cisnormatividade (se ela quer ser mulher, tem que ter vagina). Sem contar a diarreia sexista de regras, tentando mandar em como a mulher deve ser.

E depois disso, com Miyuki inconsciente, Kuwabara ainda tenta invadir seu espaço, querendo confirmar por si mesmo que ela era "homem". Nenhum respeito por Miyuki, pela identidade dela e pelo corpo dela. Ela é um objeto de fascinação.

O estranho foi ela mesma por um momento afirmar que era "homem". Talvez ela se referisse ao sexo biológico, não ao gênero. Afinal, logo em seguida ela reafirma sua identidade (que o coração e a voz são de mulher). E no fim, antes de desmaiar, ela acaba se rendendo à opressão de Yusuke... Triste.



Em 4 minutos e 45 segundos de vídeo nós presenciamos: transfobia, machismo, cissexismo e cisnormatividade.

Sim, eu sei que é um anime de 1992. Apenas mostrei o vídeo como um ótimo exemplo de quantos preconceitos podemos encontrar numa cena. Essa cena, na época, poderia não causar tanto espanto (pois muitas pessoas concordariam com os "pensamentos" de Yusuke). Mas, felizmente, atualmente podemos assistir essas cenas e mostrar o verdadeiro repúdio que elas merecem.

Espero que os animes melhorem cada vez mais, sem estimular a opressão.