19 de ago. de 2018

Representatividades em Steven Universe

AC: SPOILERS até a quinta temporada.



Começo este texto dizendo que considero Steven Universe um dos melhores desenhos da atualidade e um dos melhores já feitos. Seu enredo, criado por Rebecca Sugar, inclui diversas representatividades numa fórmula única, e falarei sobre elas.

(Descrição de imagem: Steven, Garnet, Ametista e Pérola e o título da série)

Falando brevemente sobre o enredo principal para quem ainda não viu o desenho, a história é sobre Steven, que é meio-humano e meio-Gem, uma espécie alienígena com poderes. A trama segue o cotidiano de Steven à medida que ele aprende sobre si e seus poderes, as histórias das Crystal Gems - grupo que protege a Terra e composto por Garnet, Ametista e Pérola -, e mistérios como a mãe de Steven, Rose Quartz, e o passado das Gems no planeta.

Conforme a história progride aprendemos que as Gems são seres lidos como femininos, cada tipo (Pérolas, Rubis etc) possui habilidades únicas, e suas formas são projeções de luz com massa que podem ser mudadas ou escolhidas pela própria Gem.

Logo de início podemos ver que as formas das Gems são bem variadas. Elas se apresentam em muitos tamanhos e formatos, nunca se preocupando com beleza ou padrões, e sempre satisfeitas com a própria aparência. Existem até Gems com um aspecto lido mais como masculino, como Jasper e as Topázios. O próprio Steven é um menino gordinho e não demonstra se importar com isso, além de ter uma boa autoestima.

(Descrição de imagem: à esquerda, Connie lutando com duas Topázios fundidas; à direita, Jasper)

Na sociedade Gem fusões só são permitidas entre Gems do mesmo tipo. Garnet, uma fusão entre uma Rubi e uma Safira, foi condenada por isso. Fusões entre diferentes tipos de Gems podem ser vistas como metáfora para relações fora das normas (aquileanas, sáficas, diamóricas etc).

(Descrição de imagem: "Nascimento" de Garnet)

Embora as Gems não tenham sexo ou gênero, as relações entre elas podem ser vistas como lésbicas/sáficas. Rose Quartz é considerada bi/pan por muites fãs por ter se relacionado com Pérola e homens, o último sendo Greg, pai de Steven.

(Descrição de gif: Beijo de Rubi e Safira no casamento delas e retorno de Garnet)

Essas representatividades não são surpresa visto que Rebecca é bissexual, e colocou parte de suas vivências afetivas nas personagens.

(Descrição de gif: Rose Quartz e Pérola se fundindo em Quartzo Arco-Íris)

(Descrição de imagem: Rose Quartz e Greg dançando)

Rebecca se revelou recentemente mulher não-binária, e com isso também afirmou que todas as Gems são representações de sua experiência de gênero. Ela completou dizendo que as Gems não se importam em serem vistas como mulheres.

(Descrição de imagem: Rebecca Sugar)

Além de tudo isso, temos uma visibilidade não-binária para dues personagens: Stevonnie e Quartzo Fumê. Na língua original elus são referides por outres personagens com o pronome neutro they e não têm gênero definido.

Stevonnie é a fusão de Steven e Connie, enquanto Quartzo Fumê é a fusão de Steven e Ametista. Na lusosfera optou-se por utilizar a linguagem a/ela/a para ambes personagens; o que, na minha opinião, é até válido por não seguir a norma de neutralidade com linguagem "masculina".

(Descrição de imagem: Stevonnie com escudo e espada)

(Descrição de imagem: Quartzo Fumê com seu iô-iô e Peridot atrás delu)

Um outro detalhe sobre Stevonnie é que elu, teoricamente, tem um corpo único e supostamente hermafrodita (não realmente intersexo), sendo a combinação de um menino e uma menina cisgêneros (presumidamente) perissexos. Mas creio que elu ainda poderia ser usade como uma analogia para corpos fora dos padrões, incluindo intersexos.

A sexta temporada será lançada ainda esse ano. Se querem uma animação boa, com um enredo que combina ação e fofura, com toda essa representatividade, e ainda curtem uma temática alienígena, façam um favor a si mesmes e vejam essa maravilha! <3

Se quiser ver online ou baixar, indico esse site: https://stevenuniverseportugues.wordpress.com.