30 de jul. de 2019

Neolinguagem: pronomes demonstrativos

Cá estou trazendo algumas ideias novas sobre possíveis neolinguagens.

Hoje falarei sobre pronomes demonstrativos, outra classe de pronomes que não vejo em discussões envolvendo neopronomes.

Os pronomes demonstrativos da língua padrão são:
  • este, esta, isto
  • esse, essa, isso
  • aquele, aquela, aquilo

Aqui focarei nos pronomes com estrutura [vogal]-ST/SS-[vogal].

Percebi há um tempo que há uma grande semelhança entre os pronomes pessoais e os pronomes demonstrativos impostos pela língua padrão. Falo em relação à estrutura:

Ele - Este, Esse
Ela - Esta, Essa

O que muda entre ambas classes de pronomes é apenas o que vem entre as vogais. No caso, é como se houvesse apenas a troca de L para ST e SS. Isso me fez pensar nos pronomes demonstrativos como transformações dos pessoais.

Decidi então aplicar essa lógica aos neopronomes pessoais. Não é uma ideia perfeita e comentarei suas limitações.

No sistema de neolinguagem que uso, e/elu/e, eu já usava desde sempre estu e essu, pensando em algo combinante com elu.

Aparentemente outras pessoas consideraram isso e pensaram em pronomes demonstrativos que combinassem com seus pronomes pessoais. Como não vi exemplos disso sendo comentados, vou colocar abaixo alguns exemplos:

Ile - Iste, Isse
Éli - Ésti, Éssi
Él - Ést, Éss
Elae - Estae, Essae
Ila - Ista, Issa
Ael - Aest, Aess
Ily - Isty, Issy

Pronomes seguindo uma estrutura com vogais (únicas ou sílabas) ou consoantes lidas como vogais (y, w) e com L "no meio" conseguem oferecer boas adaptações de pronomes demonstrativos.

Não é o caso de pronomes como eld e elz, que terminam em consoantes. E nem o caso de pessoas que usam emojis e símbolos como pronomes pessoais.

Em relação a todes que usam ilo, essa proposta implicaria a elas o uso de isto e isso, que já existem  Não sei o quanto as pessoas se sentiriam confortáveis em usar isto e isso para si, visto que são pronomes muito usados para objetos e coisas abstratas, apesar que seu uso seria diferente dessas situações. Mesma coisa no caso de ilu.

Essa proposta serve para pessoas terem pronomes demonstrativos mais fáceis de se deduzir, e talvez que soem mais agradáveis por serem similares aos pessoais. Mas nada que seja obrigatório também. 

Para os casos em que não funciona a troca de L para ST/SS, pode-se escolher alternativas como estie e essie. Pessoas podem optar por pronomes semelhantes, como éste e ésse, se acharem "estranho" ést e éss por não terem nada no final.

Enfim, deixo aqui essas minhas ideias.