3 de out. de 2018

Siglas alternativas

A sigla atual LGBT (mais conhecida e popularizada) nunca foi a única opção proposta para nomear a comunidade. Outras ideias de sigla que não fossem as expansões de LGBT (como LGBTQ) foram sugeridas e são usadas em alguns espaços.

Todas as siglas faladas aqui são muito mais conhecidas na anglosfera. No entanto, todas as alternativas sugeridas até então causaram ou causam alguma controvérsia. 

A sigla alternativa mais conhecida provavelmente é MOGAI (Marginalized Orientations, Gender Alignments and Intersex), tradução "Orientações, Alinhamentos de Gênero Marginalizades e Intersexo". É muito usada por comunidades virtuais (principalmente Tumblr) para espaços mais inclusivos. Porém sigla tornou-se alvo de chacota e ódio por exclusionistas de todas as pessoas que não eram englobadas por LGBT, e também costumam espalhar ideias equivocadas sobre espaços MOGAI só inventarem identidades "esquisitas" ou tentarem incluir "de tudo em LGBT".

Uma sigla com a mesma proposta é a MGSROI (Marginalized Genders, Sexual and Romantic Orientations and Intersex), tradução "Gêneros, Orientações Sexuais e Românticas Marginalizades e Intersexo". Porém falha ao evidenciar apenas dois tipos de atração. Além de que o gênero mulher poderia ser facilmente interpretado também como um "gênero marginalizado".

Depois temos QUILTBAG (Queer, Undecided, Intersex, Lesbian, Trans, Bi, Asexual, Gay), tradução "Queer, Indecise, Intersexo, Lésbica, Trans, Bi, Assexual, Gay". Pode haver reclamações sobre inclusão, mas o maior problema dela seria espalhar seu uso, mesmo ter sido uma tentativa de criar algo mais pronunciável.

Também existe SAGA (Sexuality And Gender Accepteance), tradução Aceitação de Sexualidade e Gênero. Bem, evidentemente temos a exclusão de pessoas intersexo. E também ênfase em orientação sexual, como se não houvesse também orientação romântica, sensual, platônica, e outras, o que também gera exclusão de pessoas a-espectrais.

Existem e podem existir outras alternativas pensadas na anglosfera. Apenas comentei sobre essas para mostrar que uma sigla realmente inclusiva e que seja aceitável é um enorme desafio. Sem contar o desafio seguinte de popularizá-la. Muita gente defende LGBT ferozmente, e até se recusa a acrescentar mais uma letra.

As expansões são sempre válidas e bem-vindas. Nenhuma sigla é errada. A única coisa essencial atualmente é colocar o sinal de +, o mínimo que se pode fazer para promover a inclusão dos demais segmentos. Use a sigla LGBT+ se não quer uma maior e quer manter a sigla mais popular. Pode usar LGBTQ+, LGBTQI+, LGBTQIA+, etc. Use a sigla que quiser, mas mantenha sempre a inclusão. Isso é importante.