28 de dez. de 2014

Anime: Mushishi

("São seres que não parecem ser nem flora ou fauna...")

Esse anime passava no falecido canal Animax. Parecia interessante, mas deixei para o futuro. De todos os animes que já vi sobre a temática sobrenatural, esse é muito peculiar.

Mushishi narra as viagens de Ginko, cuja profissão é ser um Mushishi (uau!). Essa profissão lida com seres sobrenaturais chamados Mushi. Eles fazem parte da natureza, assim como fauna e flora, e produzem efeitos variados no ambiente e nos seres vivos, que podem ser positivos ou negativos, ou até neutros.

Ao contrário de boa parte dos animes, cada episódio é uma novidade. Ginko é uma espécie de detetive nômade. Possui amplo conhecimento sobre os inúmeros tipos de Mushi. Cada episódio apresenta uma vítima ou um grupo de vítimas dos Mushi, e Ginko aparece para investigar cada caso e encontrar uma solução ou ao menos tentar amenizar algumas situações. Não, nem todos os episódios tem um final feliz. Mas ainda assim, cada caso é simplesmente... surreal, fantástico. A arte e a beleza da história estão justamente na perspectiva sobrenatural do mundo, e também no modo como ele trata a natureza e a vida. Apesar de ter um toque estranhamente sombrio, considero o anime um tanto "zen".

A segunda temporada, lançada de abril a dezembro de 2014, chama-se Mushishi Zoku-Shō, e prossegue no mesmo estilo da primeira temporada. Contudo, de alguma forma, essa temporada me pareceu um pouco mais "sombria". Embora a história tenha de fato essa essência. O anime é baseado num mangá que nunca cheguei a conferir, mas está disponível na net para interessadxs.

O anime será muito bem-vindo para os adoradores do sobrenatural com mistério, e também para apreciadores da natureza em sua forma mais oculta.





"Watashi wa Ginko. Mushishi desu."